Como o cliente ajuda a vender seu produto?

Como a hotelaria vem usando as redes sociais para mudar sua forma de fazer negócios e se relacionar com os clientes ? E qual o retorno de fidelidade ? Esses e outros temas foram debatidos na Conferência de Hospitalidade da NYU em relação ao retorno de investimento nessa nova plataforma de comunicação.

A principal realidade a constatar é de que as redes sociais já substituíram as tradicionais forma de mídia, pois os consumidores estão mais econômicos, engajados e sempre online.

O retorno que os clientes dão sobre suas experiências num hotel ou serviço é a melhor arma de um bom negócio. Hóspedes compartilham coisas positivas e vantagens de um hotel e contaminam outros clientes.

Eu mesma, ao fazer uma viagem, dependendo do motivo, ao comparar produto, preço e o tipo de serviço que quero, vou direto aos comentários dos hóspedes para tomar minha decisão final.

E como os depoimentos podem ajudar na melhoria de um produto ? Ouvindo os clientes de forma sincera e positiva pode ajudar a melhorar serviços e ao mesmo tempo fortalecer marcas. O marketing não está mais sob controle da empresa, o cliente se apropria da construção da imagem da marca e do produto. E isso tem grande valor.

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

2 thoughts on “Como o cliente ajuda a vender seu produto?

  1. Boa tarde Jeanine! Mais uma vez, aliás, como sempre, abordando assuntos de altíssimo interesse do nossos trade. Sou teu fã!
    Me veio uma coisa à cabeça quando lia ao seu post, não é nada demais, mas quero dividir este “engraçado” pensamento como você.
    Antigamente (e não é tão antigo assim) não existia marketing, e um grande foco de propaganda era o nosso cliente, a chamada propaganda de boaca a boca, e funcionava, atendíamos bem à um cliente, e sempre nos indicava outro, e assim por diante. Hoje, tudo tão evoluido, o marketing atingindo o ápice nas empresas, como um dos principais departamentos numa empresa (se não for o mais importante), voltamos ao bom e velho modo de propaganda “boca a boca”, ou de uma forma mais atual, “face book to face book”. De qualquer forma, voltamos ou podemos até dizer LEMBRAMOS que o principal neste círculo, é o CLIENTE. Abraços.

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