“Hub” Lisboa TAP

A edição desse ano da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, começa amanhã dia 29/2.
Novidades fazem parte da estratégia estabelecida pelo evento, com mais foco em negócios e em compradores internacionais.
Está prevista a presença de quase mil empresas, sendo 20% delas internacionais. Também a participação de 400 compradores, fazendo de Lisboa um “hub” de distribuição de viajantes “de” e “para” a Europa. A presença de 39 países irá contribuir para que os negócios em torno do “hub” Lisboa possa avançar.
O Brasil é o sexto mercado emissor para Portugal, com crescimento de 28% no ano passado no número de dormidas, que chegou a 1 milhão.
Já Portugal é o nono mercado do Brasil. Lembrando que a Europa é responsável por 31% do total dos visitantes internacionais que chegam por aqui.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on ““Hub” Lisboa TAP

  1. Prezada Jeanine,

    A BTL que amanha se inicia em LIS traz, mais que essa informacao, o tema ‘hub’ que a TAP tem naquela capital, e que se diferenciou apos o comando de F Pinto e sua equipe brazuca. Como a VARIG quase falida, o gestor conseguiu evitar a estolagem da congenere lusa e hoje ela esta em continua decolagem, apesar das sempre inapropiadas ingerencias politicas. Vai ser privatizada, ou vendida, tanto faz, pois o importante e que nesse setor altamente globalizado, como governo ela nao suportaria seu curso de voo como ainda esta hoje em dia.

    O que fizeram com F Pinto na VARIG todos sabemos, como sabemos como ela terminou — e como ela ainda ‘suspira’ nos dias atuais (veja o post do seu colega Cassio sobre a cia e sua repercussao). Como no Brasil ninguem responde por nada, a nao ser pretos e pobres, fizeram da VARIG o que quiseram e seu gestor, que podia salva-la se deixassem geri-la, pousou nesse ‘hub’ de LIS. Sorte da TAP, sorte dos portugueses e europeus, e sorte tambem de brasileiros.

    E vejam a diferenca!

    A GOL nao foi feliz na maneira como tentou decolar a VARIG, pois tinha prazos exiguos e pistas sem grooving (?), e abandonou-a com altos e necessarios investimentos, porem inadequados. Ate hoje pela UE esse nome, essa marca, insiste em sustentar-se. E porque, do teu post da BTL, do ‘hub’ LIS e da TAP, falo tanto em VARIG e na propria GOL? E a historia volta ao seu principio, com a breve venda da cia portuguesa e de possiveis socios brasileiros.

    Com a malha que tem no Brasil, unindo direto nove* capitais brasileiras a esse hub, e para toda a UE e seus principais centros de distribuicao, e o melhor investimento que a GOL, por exemplo, poderia fazer para seu futuro no globalizado espaco aereo mundial. Ate a VARIG ressuscitaria numa manobra dessa envergadura… Mais ainda com a DELTA e seus muitos dolares no radar.

    (*atencao CPQ, nao te esqueci: voce ainda nao e capital!!!)

    Dona Jeanine, seus numeros dizem muito mais, mas tomei a liberdade de usar seu espaco para falar dessas lembrancas… dessas esperancas.

    Com as Bencaos do Senhor e meu abraco,

    Marcos Estevao Vajas Hernandez
    Manchester-UK, + 44 79 7973.3380

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *