Gastos, despesa e câmbio…

Novidades essa semana, sobretudo pela expectativa  em torno do comportamento dos gastos dos brasileiros no exterior. Como em abril houve uma queda de quase 8%, havia um incerteza em como seria o resultado de maio. Nesse cenário, com o dólar na casa dos dois reais, uma  diminuição de viagens dos brasileiros para alguns destinos como a Argentina já era sentido. Não percebo uma projeção muito otimista, mas por outro lado, as promoções estão ajudando e a despesa dos brasileiros já atinge nove bilhões de dólares. O que você acha ?

Veja abaixo alguns dados de ontem e hoje:

1. Gastos dos brasileiros no exterior cresceram  9,7%, totalizando um aumento de 7,7% nos primeiros cinco meses do ano. Total da despesa acumulada: 9 bilhões de dólares.

2. Desembarques internacionais, considerando brasileiros e estrangeiros chegando no país chegam a quase 4 milhões de passageiros, um aumento de 5% de janeiro a maio de 2012.

3. Receita com gastos dos estrangeiros no Brasil chega a 3 bilhões de dólares de janeiro a maio de 2012: aumento de 7,4%.

 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *