Quanto temos aproveitado de nosso patrimônio natural e cultural para diversificar a oferta de produtos e serviços no turismo ? Muitas vezes fica claro que o diferencial competitivo de uma país, além da infraestrutura ou da qualidade dos serviços, está nos atributos que o diferenciam. Natureza e cultura do Brasil, são as motivações de viagens a lazer ou um complemento importante aos negócios e eventos.
Para compartilhar algumas impressões sobre a cultura, já que sol e praia ou mesmo ecoturismo têm se tornado grandes atrativos do Brasil, faço alguns comentários.
O patrimônio nacional tangível, ou seja, prédios, sítios históricos, artesanato ou mesmo a gastronomia constituiem uma parte importante e mais visível daquilo que podemos oferecer como experiência aos visitantes. Lembramos das cidades mineiras, de Salvador, das Missões no Rio Grande do Sul. Lugares como Bonito ou a Amazônia se destacam na experiência sustentável e de aventura. Temos um artesanato regional cheio de surpresas e que atrai os visitantes; e uma gastronomia cada vez mais elaborada, saborosa e que começa a se tornar conhecida pela criatividade e utilização de produtos locais.
O que me parece cada vez mais evidente e necessário a conhecer e utilizar de forma objetiva é o patrimônio intagível. Estou falando daquilo que constitui a alma do Brasil. Valores, estilo de vida, tradições, pessoas observando pessoas no seu dia a dia. Emoções e jeito de ser e viver. Os eventos regionais, festas religiosas e atividades cotidianas que compõem nosso “viver” e proporcionam uma compreensão de elementos intangíveis da vida das pessoas e de nossa cultura.
Qual é o atributo intangível de destaque em seu destino ou produto ?
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