WTM: Londres 2012 e Rio 2016

Um dos temas abordados durante a WTM de Londres em 2013 foi o balanço que a indústria de viagens e turismo faz dos resultados do Jogos de Londres e as perspectivas para o Rio de Janeiro.

A própria feira faz uma pesquisa com expositores e buyers para tratar de alguns temas que fazem parte do World Travel Market 2013 Industry Report. Cinco temas são tratados: Jogos Olímpicos, Aviação, Mercados Emergentes, Ferramentas de Viagens e Tendências para o Reino Unido.

JOGOS OLÍMPICOS

1. A metade das empresas de turismo aumentaram sua oferta para Londres e o Reino Unido depois dos Jogos 2012;

2. Executivos seniors do setor (64%) disseram que a demanda por férias em Londres aumentou

3. A confiança no sucesso dos Jogos Rio 2016 é grande em 25% dos executivos de turismo; eles irão aumentar a oferta para o Rio independente dos resultados da Copa do Mundo FIFA 2014

4. De cada 10 executivos de turismo, 4 deles tendem a direcionar sua oferta para coincidir com os Jogos Rio 2016.

 

Existe ainda outro relatório da ETOA – Associação Européia de Operadores de Turismo “Lessons from London 2012: Fact, Fantasy and Legacy que traz balanço dos jogos no período de sua realização, mostrando que o período dos Jogos é anornal, trazendo distorções:

1. Suspende o ritmo dos negócios rotineiros

2. Bate de frente com as restrições de capacidade

3. Traz uma demanda irregular para o setor de serviços

4. Demanda uma infraestrutura permanente

 

Sabemos que o período é anormal, que a visibilidade é grande, fica o desafio de entender da melhor forma essa demanda de turismo e, sobretudo, lembrar de promover o Brasil. Pois o Rio estará ocupado no período dos Jogos, mas ainda temos todo o Brasil a explorar. Já vi operadoras internacionais vendendo “Lugares para visitar no Brasil durante os Jogos 2016″.

 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *