Já há alguns meses tenho acompanhado a consolidação de novas estratégias de marketing para o turismo em Luxemburgo, iniciada desde a criação do grupo Louxembourg for Tourism (LFT) em dezembro do ano passado, anunciado como a “nova fase” do setor turístico local.
Entre escolha de membros chave, posicionamento de liderança e mudança de sede, a equipe da LFT tem concentrado esforços na renovação de estratégias de prospecção e fomento do turismo local, esforço este que, mesmo a curto prazo, já tem mostrado resultados positivos.
Recentemente, o Ministério da Economia de Luxemburgo divulgou números do turismo, que confirmam o aumento de 6,6% de hospedagem para a rede hoteleira de janeiro a junho de 2016, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para a LFT, o aumento é um incentivo, principalmente levando em consideração o período de vulnerabilidade do setor devido aos recentes ataques à Europa.
Turismo de eventos
Uma das prioridades do grupo, desde a sua formação, é o investimento e criação de estratégias em prol do desenvolvimento do turismo de eventos em Luxemburgo. Apesar do segmento não ter tido o crescimento esperado neste primeiro semestre de 2016, a LFT acredita no potencial de Luxemburgo para esta parcela do setor e continuará com incentivos e a promoção do turismo de eventos em foco.
Prova disso é o “Meeting Luxembourg 2016”, evento internacional dedicado exclusivamente ao turismo de eventos, que reunirá representantes de agências de organização de conferências e congressos de todo o mundo. O evento será realizado de 1 a 3 de setembro deste ano e promete agregar 68 entidades nacionais e 42 expositores.
O setor de turismo em Luxemburgo emprega, direta e indiretamente, 19 500 pessoas e representa aproximadamente 6,5% do seu Produto Interno Bruto (PIB).
[…] Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing Destinos. […]