Luxemburgo em “nova fase”

luxembourg-old-quarterJá há alguns meses tenho acompanhado a consolidação de novas estratégias de marketing para o turismo em Luxemburgo, iniciada desde a criação do grupo Louxembourg for Tourism (LFT) em dezembro do ano passado, anunciado como a “nova fase” do setor turístico local.

Entre escolha de membros chave, posicionamento de liderança e mudança de sede, a equipe da LFT tem concentrado esforços na renovação de estratégias de prospecção e fomento do turismo local, esforço este que, mesmo a curto prazo, já tem mostrado resultados positivos.

Recentemente, o Ministério da Economia de Luxemburgo divulgou números do turismo, que confirmam o aumento de 6,6% de hospedagem para a rede hoteleira de janeiro a junho de 2016, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para a LFT, o aumento é um incentivo, principalmente levando em consideração o período de vulnerabilidade do setor devido aos recentes ataques à Europa.

Turismo de eventos

Uma das prioridades do grupo, desde a sua formação, é o investimento e criação de estratégias em prol do desenvolvimento do turismo de eventos em Luxemburgo. Apesar do segmento não ter tido o crescimento esperado neste primeiro semestre de 2016, a LFT acredita no potencial de Luxemburgo para esta parcela do setor e continuará com incentivos e a promoção do turismo de eventos em foco.

Prova disso é o “Meeting Luxembourg 2016”, evento internacional dedicado exclusivamente ao turismo de eventos, que reunirá representantes de agências de organização de conferências e congressos de todo o mundo. O evento será realizado de 1 a 3 de setembro deste ano e promete agregar 68 entidades nacionais e 42 expositores.

O setor de turismo em Luxemburgo emprega, direta e indiretamente, 19 500 pessoas e representa aproximadamente 6,5% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on “Luxemburgo em “nova fase”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *