Receita e despesa cambiais até aqui

storeO mês de julho deste ano registrou uma queda de 0,41% na receita cambial referente aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. O estudo revela que a receita de julho de 2016 foi de U$$ 466 milhões, enquanto a de julho do ano passado foi de U$$ 468 milhões.

Apesar da queda neste primeiro mês do segundo semestre, os números gerais são positivos. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a julho de 2016 foram gastos, por turistas estrangeiros, U$$ 3,62 bilhões no Brasil, o que corresponde a um percentual de 6,16% superior à receita do mesmo período em 2015, que foi de U$$ 3,41 bilhões.

Já o número de gastos dos brasileiros em viagens internacionais no mês de julho deste ano, U$$ 1,36 bilhões, foi inferior em 18,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, cujo valor da despesa foi de U$$ 1,68 bilhões. No acumulado do ano, a despesa cambial também sofreu queda: de janeiro a julho de 2016 foi de U$$ 7,89 bilhões, enquanto no mesmo período em 2015 o valor dos gastos dos brasileiros no exterior foi de U$$ 11,62 bilhões, correspondendo a uma queda de 32,05%.

Ficamos, então, no aguardo do fechamento do balanço deste mês de agosto, quando, durante três semanas sediamos os Jogos Olímpicos e na expectativa de crescimento do percentual de receita referente aos gastos dos turistas internacionais, de acordo com a Prefeitura do Rio, aproximadamente 410 mil visitantes estrangeiros, vindos de mais de 200 países, desembarcaram na cidade maravilhosa no período da Olimpíada.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on “Receita e despesa cambiais até aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *