O Nordeste segue sendo o destino de viagem doméstico preferido dos brasileiros, é o que informa a pesquisa do mês de agosto do Ministério do Turismo divulgada nesta semana. A região foi indicada como destino de 50,7% dos brasileiros que pretendem viajar num horizonte de 6 meses.
Em agosto, pela primeira vez em 11 meses, a região Sul supera o Sudeste como destino de preferência dos entrevistados, com 18,5% da preferência. O que provavelmente ocorre porque os atrativos do Paraná, Santa Catarina e especialmente do Rio Grande do Sul (Natal Luz) estão sendo amplamente divulgadas.
No Sudeste, destinos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo devem receber a visita de 17,3% dos brasileiros que planejam viajar até fevereiro de 2018.
De acordo com a pesquisa, a porcentagem de pretensão de viagem para os próximos seis meses na relação com a agosto do ano passado não sofreu alteração expressiva. Em 2016, 21,4% dos brasileiros manifestaram perspectiva de viagem, percentual que chegou a 21,7% em agosto deste ano.
A preferência dos viajantes brasileiros por transporte aéreo, por sua vez, demonstrou alta de 4% se levarmos em consideração o mês de agosto de 2016, chegando a ser a opção escolhida por 60,5% dos que querem viajar nos próximos 6 meses.
Enquanto isso…
No panorama doméstico da aviação, de acordo com o Ministério do Turismo, de janeiro a junho de 2017, foram registrados 44,2 milhões de desembarques nacionais, o que confere uma retração de 0,64% em relação ao mesmo período no ano passado.
Já os números de desembarque internacional do Brasil, ainda segundo o levantamento do MTur, tiveram leve alta. O País registrou, no primeiro semestre, uma alta de 1,97% no número de chegadas internacionais, o que equivale a 5 milhões de desembarques a mais do que no mesmo período em 2016.
Seguimos acompanhando.
Published by