Conquistando o turista pelo estômago

Dando continuidade a uma série de posts a respeito dos novos hábitos de consumo e forma de aprimorar a prática de turismo de acordo com as novas preferências dos viajantes, há uma tendência que não passa mais despercebida: o papel da comida na viagem. É importante focarmos no alimento como integrante essencial num roteiro de viagem, pois a gastronomia é uma grande motivação para os viajantes de todo o mundo: de acordo com uma pesquisa da Booking.com, 75% dos viajantes pelo mundo gostariam de escolher um destino por suas comidas e bebidas.

Não se trata apenas de recomendar restaurantes locais. O conteúdo relacionado a experiências de degustação, mercados de alimentos e produtos regionais pode engajar viajantes que buscam experiências gastronômicas, ajudando a impulsionar o mercado local de um destino.

A Catalunha, por exemplo, é um destino que possui uma seção dedicada a comida em seu site, onde apresenta vídeos sobre sua famosa culinária e vinhos da região. Além de aumentar o envolvimento de pessoas interessadas em alimentos, esse tipo de conteúdo também ajuda a promover a autenticidade e a identidade única de um lugar. (Ver vídeo abaixo)

O setor do Turismo em Nova York, a NYCGo, também tem um foco extensivo em alimentos, usando um formato de estilo de revista para apresentar restaurantes, tendências alimentares e peculiaridades que fazem sua cena de jantar tão famosa. Também promove eventos alimentares que acontecem na cidade de Nova York, ajudando os usuários a planejar viagens e eventos específicos, além de obter inspiração.

No Brasil

Por aqui essa tendência já está se tornando uma realidade. A cidade de Florianópolis hoje está entre as 18 cidades no mundo que fazem parte da lista de Cidades Unesco da Gastronomia.

Trazer à tona a regionalidade de um destino através de sua culinária local é uma forma de valorizar a singularidade e agregar exclusividade à viagem. Há muitos anos o paladar faz parte da vivência de viagem dos turistas, está mais do que na hora de darmos a devida atenção à experiência da gastronomia como um relevante motivador da indústria de viagens e turismo.

Este post faz parte de uma série informativa a respeito de aperfeiçoamentos e boas práticas de marketing digital aplicados ao Turismo. Você pode acompanhar mais clicando aqui, aqui e aqui.

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Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

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