Os modelos de negócios normalmente usados são chamados de B2B (ou BtoB), quando as relações são entre empresas; e B2C (BtoC) quando são realizados diretamente com o consumidor. Os avanços tecnológicos e as necessidades específicas dos consumidores têm levado um uma “nova” modalidade, que é chamada de B2Me.
O que é B2Me?
De forma simples, o B2Me é uma operação de marketing que leva em consideração os desejos específicos de um cliente, digamos que uma super customização. Cada pessoa é única nesse contexto, e a conversa é individual. O que reina é o interesse único de cada indivíduo. Além da personalização máxima, as possibilidades de uso de tecnologia levam o marketing a enviar mensagens muito diretas, pessoais. Tudo é baseado num conjunto de informações que saem do próprio cliente por meio de uso de tecnologias, e são adaptadas novamente a ele mesmo.
Por que o B2Me pode dar muito certo no turismo?
Falamos muito em atender necessidades específicas de clientes, de customizar a experiência. E podemos ir muito além disso. Tendo como fontes de informações dados que nos ajudam a traçar o perfil do potencial visitante, já podemos iniciar o caminho. À partir disso, já podemos direcionar nosso conteúdo, ajustando-o a cada grupo de clientes de acordo com seus perfis; lembre-se que podemos manter a linha de marketing, é só ajustar o conteúdo. E ficar de olho nas tendências de comportamento, ajuda a entender melhor e agir rápido.
Com um conteúdo direcionado, vamos encontrar ainda mais necessidades específicas, e então é necessário abrir a mente e ser flexível. Para atender a novos desejos e demandas trazidas pelo cliente (que está sempre mudando de comportamento), podemos até assumir alguns riscos. Mesmo com ótimas ferramentas de análises de dados nunca temos certeza absoluta sobre o cliente, então vamos somar a experiência e a intuição para ajudar nessa comunicação.
Grandes e rápidas transformações no turismo, foco nas necessidades de cada cliente ou grupo de clientes, uso de tecnologias e inteligência de mercado são eixos de direcionamento dos negócios que potencializam resultados e ao mesmo tempo nos tornam mais competitivos. Como anda sua relação com clientes e potenciais compradores ? Se preparando para quando a indústria de viagens voltar com tudo ?
Published by