4 temas para considerar no turismo ainda em 2024

Tente colocar numa caixinha fechada tudo que você sabe sobre o comportamento do consumidor de viagens e turismo. Feche os olhos. E agora abra novamente para tentar repensar todas as mudanças que nosso setor está vivendo.

A Mc Kinsey publicou um estudo em maio de 2024 chamado The state of tourism and hospitality 2024, o material mostra que o setor de turismo e hospitalidade estão em uma jornada de transformação. Mercados de origem e destinos vivem mudanças representativas; há uma crescente demanda por viagens de luxo e experiências, e estratégias empresariais inovadoras estão se combinando para alterar dramaticamente o panorama da nossa indústria.

Diante dessa mudança significativa, é importante que as partes interessadas considerem e estruturem estratégias em torno de quatro temas principais que o relatório avalia em profundidade:

A maior parte das viagens segue próxima de casa. Embora as viagens internacionais possam ganhar destaque, as partes interessadas não devem negligenciar as grandes oportunidades em seus próprios quintais. As viagens domésticas ainda representam a maior parte dos gastos com viagens, e o turismo intrarregional está em ascensão.

— Os consumidores cada vez mais priorizam as viagens. O interesse em viajar está crescendo, mas os viajantes não estão mais satisfeitos com uma experiência padronizada. A personalização individual pode nem sempre ser prática, mas os players do setor podem usar a segmentação e testes baseados em hipóteses para melhorar suas propostas de valor. Aqueles que não conseguirem articular os segmentos de clientes-alvo e adaptar suas ofertas de acordo correm o risco de ficar para trás.

— A face do turismo de luxo está mudando. A demanda por turismo e hospitalidade de luxo deve crescer mais rapidamente do que qualquer outro segmento de viagens hoje—particularmente na Ásia. É crucial entender que os viajantes de luxo não formam um grupo homogêneo. A segmentação por idade, nacionalidade e patrimônio pode revelar preferências e comportamentos variados e em evolução.

— À medida que o turismo cresce, os destinos precisarão se preparar para mitigar a superlotação. Os destinos precisam estar prontos para lidar com os grandes fluxos turísticos do futuro. Agora é o momento para as partes interessadas planejarem, desenvolverem e investirem em estratégias de mitigação. Com avaliações precisas das capacidades de carga e habilidades aprimoradas para coletar e analisar dados, os destinos podem melhorar seu transporte e infraestrutura, construir forças de trabalho preparadas para o turismo e preservar seus patrimônios naturais e culturais.

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

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