A palavra SUSTENTURISMO não deve existir, mas vamos lá. A cada dia entendemos e aprendemos mais sobre as respostas que nosso planeta está dando ás mudanças climáticas. Impossível a indústria de viagens e turismo ignorar a importância de priorizar o meio ambiente. O Brasil tem diversas iniciativas nas áreas do turismo que mostram os avanços e desafios enormes que ainda temos pela frente. O fato é que o que chamamos de “viagens sustentáveis” vem crescendo no mercado muito pela exigência, também, dos próprios viajantes.
De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis 2023 da Booking.com que pesquisou 33.228 viajantes de 35 países, os viajantes passaram a optar cada vez mais por escolhas sustentáveis e que afetam várias etapas de suas viagens. Ao mesmo tempo, estão solicitando ainda mais opções ecológicas das empresas de viagens. O CEO da empresa, Glen Fogel, disse que o turismo pode fazer a diferença no aquecimento global, já que, segundo o WTTC , Conselho Mundial de Viagens e Turismo, de 8 a 11% das emissões globais de dióxido de carbono estão ligadas às viagens e ao turismo (principalmente devido ao deslocamento de ida e volta ao destino).
Já não é mais suficiente não trocar toalhas do hotel todos os dias ou apagar as luzes do quarto, como estamos habituados. As experiências das pessoas precisam ser mais sustentáveis. É preciso observar o lixo, as emissões de transportes locais e, ainda mais, os impactos econômicos e culturais nas comunidades locais. O relatório da Booking.com traz muitas informações para atestar desejos e ações dos viajantes que devem nos inspirar como profissionais da indústria que depende do meio ambiente natural e da cultura para existir. por exemplo:
74% dos viajantes diz ser necessário agir já para que as viagens sejam mais sustentáveis
74% afirma que precisam que as empresas ofereçam opções mais sustentáveis para viagens
Comentários?
Published by