WTTC: turismo crescerá 7,8% no Brasil em 2012

O turismo mundial será responsável por mais de cem milhões de empregos e  2 trilhões de dólares de impacto econômico direto em 2012. A pesquisa realizada pelo WTTC – World Travel & Tourism Council foi divulgada hoje em Berlim durante a feira de turismo ITB.

O crescimento médio mundial da indústria de viagens e turismo será de 2,8%, um pouco maior do que a economia mundial, quando as viagens internacionais irão ultrapassar a marca de um bilhão de deslocamentos pelo planeta. A expectativa é de que, somada toda a contribuição, direta e indireta, do setor, 6,6 trilhões de dólares sejam injetados na economia global.

O turismo também será um dos principais vetores de geração de empregos no mundo, chegando a representar 1 em cada 10 empregos; o que ajuda a diminuir a pobreza e incluir jovens e mulheres no mercado de trabalho.

A América Latina será uma das regiões de maior crescimento depois da Ásia, com um crescimento médio de 5,6%. O Brasil se destaca nesse cenário, com a previsão de crescimento de 7,8% em grande parte devido ao aumento da demanda doméstica. Os empregos do setor terão destaque, o quinto maior crescimento mundial, 7,1% em 2012.

Ainda grande destaque no Brasil tem a entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros, com crescimento previsto de 11,6% esse ano e uma média anual de crescimento de 12,2% até 2022.

O estudo do WTTC é feito anualmente em 181 países, deixando o Brasil em 6º lugar no ranking mundial de impacto do turismo em termos absolutos, ou seja: geração de empregos diretos e indiretos; investimentos públicos e privados, geração de divisas e impacto direto e indireto no PIB nacional.

Foto: Embratur

 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

2 thoughts on “WTTC: turismo crescerá 7,8% no Brasil em 2012

  1. Hello There. I found your blog the use of msn. That is an extremely well written
    article. I’ll make sure to bookmark it and return to learn more of your useful information. Thanks for the post. I will certainly comeback.

  2. My spouse and I stumbled over here by a different web page
    and thought I may as well check things out. I like what I see so now i am
    following you. Look forward to going over your web page repeatedly.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *