Conquistando o turista pelo estômago

Dando continuidade a uma série de posts a respeito dos novos hábitos de consumo e forma de aprimorar a prática de turismo de acordo com as novas preferências dos viajantes, há uma tendência que não passa mais despercebida: o papel da comida na viagem. É importante focarmos no alimento como integrante essencial num roteiro de viagem, pois a gastronomia é uma grande motivação para os viajantes de todo o mundo: de acordo com uma pesquisa da Booking.com, 75% dos viajantes pelo mundo gostariam de escolher um destino por suas comidas e bebidas.

Não se trata apenas de recomendar restaurantes locais. O conteúdo relacionado a experiências de degustação, mercados de alimentos e produtos regionais pode engajar viajantes que buscam experiências gastronômicas, ajudando a impulsionar o mercado local de um destino.

A Catalunha, por exemplo, é um destino que possui uma seção dedicada a comida em seu site, onde apresenta vídeos sobre sua famosa culinária e vinhos da região. Além de aumentar o envolvimento de pessoas interessadas em alimentos, esse tipo de conteúdo também ajuda a promover a autenticidade e a identidade única de um lugar. (Ver vídeo abaixo)

O setor do Turismo em Nova York, a NYCGo, também tem um foco extensivo em alimentos, usando um formato de estilo de revista para apresentar restaurantes, tendências alimentares e peculiaridades que fazem sua cena de jantar tão famosa. Também promove eventos alimentares que acontecem na cidade de Nova York, ajudando os usuários a planejar viagens e eventos específicos, além de obter inspiração.

No Brasil

Por aqui essa tendência já está se tornando uma realidade. A cidade de Florianópolis hoje está entre as 18 cidades no mundo que fazem parte da lista de Cidades Unesco da Gastronomia.

Trazer à tona a regionalidade de um destino através de sua culinária local é uma forma de valorizar a singularidade e agregar exclusividade à viagem. Há muitos anos o paladar faz parte da vivência de viagem dos turistas, está mais do que na hora de darmos a devida atenção à experiência da gastronomia como um relevante motivador da indústria de viagens e turismo.

Este post faz parte de uma série informativa a respeito de aperfeiçoamentos e boas práticas de marketing digital aplicados ao Turismo. Você pode acompanhar mais clicando aqui, aqui e aqui.

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

4 thoughts on “Conquistando o turista pelo estômago

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