As low costs e o turismo de lazer internacional

A PANROTAS publicou uma série de três reportagens sobre as low costs no Brasil. Os textos falam, em suma, sobre as mudanças no funcionamento das companhias aéreas brasileiras tradicionais e a vinda de novas empresas aéreas internacionais para o país.

Um dos pontos mais interessantes apresentado nessas matérias, e que merece ser destacado aqui, é a importância das low costs na promoção do mercado internacional para o Brasil. Atualmente há low costs em várias partes do mundo e isso permite aos clientes estrangeiros, desses lugares, realizarem viagens turísticas, de baixo custo, para destinos de alta popularidade internacional. Logo, podemos vislumbrar que quando tivermos empresas low costs estrangeiras, e possivelmente brasileiras, atuando plenamente por aqui, nossas aeronaves terão mais passageiros de lazer.

Mas há alguns empecilhos para atuação efetiva da low costs no país. Um dos mais perceptíveis, recentemente exposto em uma matéria da Folha de São Paulo, é a alta no preço do querosene de aviação. Segundo as empresas aéreas, atualmente, mais de um terço do preço da passagem corresponde ao valor do combustível. Que tem como um dos maiores culpados o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), variando de 12% a 25% entre os Estados nacionais. A ABEAR tem comentado de forma bastante clara esse tema.

Caso consigamos superar esse obstáculo e tornar viável a atuação das low costs por aqui, podemos avançar nesse setor da mesma maneira que avançamos quando passamos a ter novos portões de entrada internacionais, sobretudo no norte e no nordeste. O interesse de várias empresas aéreas em conectar-se ao Brasil é uma realidade. Aliando isso à ascensão das low costs, abre-se aqui a considerável possibilidade de aumentarmos nossos turistas internacionais de lazer.

Neste ano já foi revelado o interesse de pelo menos seis companhias internacionais de baixo custo do Brasil. Resta agora torcer para que as recentes alterações da legislação brasileira não prejudiquem a atuação das low costs; que as vantagens regulatórias sejam mantidas e o setor se desenvolva ainda mais.

Três tendências do viajante latino-americano

Para estudar as tendências do viajante latino-americano, a Visa Consulting & Analytics decidiu analisar os dados transacionais da VisaNet durante o período da Copa do Mundo FIFA deste ano. A ideia surgiu da compreensão de que eventos desse porte costumam ser uma excelente oportunidade para esse tipo de análise de comportamento. Para isso, então, foram observados os dados entre os dias 1 de junho a 15 de julho de 2018.

O estudo mostrou que os portadores de cartão Visa da América Latina e Caribe, que visitaram a Rússia nesse período, responderam por quase 10% dos gastos dos estrangeiros. E demonstraram três tendências de compras:

  1. O comércio eletrônico cresce em importância e uso entre os viajantes.

A maior parte dos gastos dos turistas latino-americanos ficou concentrada em despesas básicas da viagem. Como hospedagem, passagens aéreas e restaurantes. Sendo que, segundo os dados transacionais, 15% das compras realizadas por eles foram pelo canal comércio eletrônico. Evidenciando o crescimento e importância do comércio eletrônico para estes compradores, que utilizam o canal não apenas para as compras que envolvem a etapa preparatória da viagem, mas também durante.

  1. A realização de eventos esportivos em diversas cidades aumenta os gastos em diferentes destinos turísticos.

Por causa do acontecimento de eventos esportivos em várias cidades, cidades que não costumam ser consideradas pela maioria dos turistas, na hora da escolha do destino, passaram a ser visitadas durante o período da Copa. Foi o caso de Sochi, Ecaterimburgo e Rostov. Que comumente são preteridas por Moscou e São Petersburgo, cidades mais populares e consequentemente mais procuradas. Ou seja, os dados analisados apontaram que em eventos como o da Copa do Mundo FIFA os gastos se refletem em cidades mais diversas que o habitual.

  1. O uso de dinheiro durante a viagem diminuiu no último ano.

Comparando as informações relativas ao mesmo período do ano passado, pode-se observar que o grupo analisado (portadores de cartão Visa da América Latina em visita à Rússia) sacou dinheiro menos vezes que o mesmo grupo no ano anterior. Os pagamentos em dinheiro, das pessoas que compõem este grupo, caíram 5,19%. Mostrando a valorização, por meio do viajante, da praticidade que outros métodos de pagamento podem oferecer. E a necessidade dos estabelecimentos comerciais estarem aptos para oferecer esse tipo de serviço.

 

Para ver o texto da Visa clique aqui: https://bit.ly/2x6WivT

Fornatur: carta aos presidenciáveis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em sua carta aos candidatos à presidência de 2018, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, o Fornatur, busca deixar claro a importância do turismo para o desenvolvimento do país. Para isso, o texto começa explicitando os efeitos negativos que um mau desempenho no segmento turístico pode gerar na balança comercial, e traça um comparativo entre o impacto econômico do turismo no Brasil e em outros países da América Latina.

Gráficos ajudam a mostrar a desproporcionalidade entre o potencial turístico do país e os investimentos feitos no setor. O Brasil que, segundo o Fórum Econômico Mundial, ocupa o primeiro lugar em atrativos naturais, se encontra na 126º posição no quesito priorização do turismo pelo governo. E para atrair a atenção dos presidenciáveis para essa questão, o Fornatur apresenta dados sobre a influência positiva desta área no país, principalmente como segmento fundamental na geração de empregos.

Distribuída em quatro eixos estratégicos (governança, infraestrutura, produtos e promoção), a proposta é apresentada. Sendo cada um desses pontos exibidos através de uma série de demandas, ações e objetivos que possuem a finalidade de traçar um caminho para uma melhora substancial do setor. Entre os pontos apresentados estão: aumentar o orçamento do Ministério do Turismo, efetivar a implantação do Plano Nacional de Turismo (2018-2022), melhorar a estrutura dos portos e aeroportos nacionais, ampliar o visto eletrônico e a dispensa do visto para mercados estratégicos e fortalecer a rede de inteligência de mercado turístico (RIMT).

(Veja aqui o post com as propostas da CNC: https://bit.ly/2wIFJFJ)

Incêndio no Museu Nacional: como a tragédia impacta o turismo

 

 

 

 

 

Com 200 anos de existência, o Museu Nacional foi atingido por um incêndio de grandes proporções, na noite de ontem (2), no Rio de Janeiro. Por conter uma grande quantidade de material inflamável e boa parte da estrutura do prédio ser de madeira, o fogo se alastrou rapidamente. Com o incêndio a maior parte de seu acervo, que era composto por 20 milhões de itens, foi perdida. Causando um prejuízo imensurável na memória nacional.

Há alguns anos a instituição vinha sofrendo com a falta de recursos e apresentava sinais de má conservação. O museu operava com uma verba bastante reduzida e diversos danos em sua estrutura. Entre os itens destruídos pelo fogo estava o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas.

 

O Museu e o Turismo

A instituição museológica é um local de preservação histórica e cultural, e exatamente por esse motivo ela é fomentadora do interesse turístico. Como reflexo da singularidade de um lugar, a manutenção de um museu torna-se algo de extrema importância. Garantindo a conservação da história local e, nos casos como os do Museu Nacional, da identidade de um país. Fazer-se valer desse recurso de extremo valor é algo que países da Europa, por exemplo, sabem muito bem. E com os quais nós precisamos aprender.

Museus são centros de convergência de turistas. Eles impulsionam estratégias no setor do turismo, sendo enxergados e utilizados como instrumentos fundamentais desse processo em diversos lugares do mundo. Nesse caso, o exercício de reconhecimento entre as partes se faz bastante necessário. Serve como ajuda mútua. O turismo incentiva a conservação dos museus e os museus impulsionam o turismo cultural. O acontecimento de ontem gerou um déficit imensurável no patrimônio nacional, afetando, por conseqüência, a área turística. Resta agora um trabalho conjunto a fim de recuperar o que pode ser recuperado e manter o que deve ser mantido.

Quatro razões para a fidelização de um cliente

Uma pesquisa realizada nos EUA, pelo Google, em parceria com a empresa de consultoria Greenberg, revelou quais são os quatro aspectos mais considerados por viajantes frequentes na hora de fazer suas reservas de vôos e hotéis.

Para a realização da pesquisa foram considerados viajantes de alto valor. Ou seja, pessoas que têm uma média anual de sete companhias aéreas e nove reservas de hotéis. E exatamente por isso nutrem grandes expectativas de viagem.

A pesquisa mostrou que os benefícios proporcionados pelos programas de fidelidade ajudam a manter a fidelização dos clientes, mas não impedem que eles se inscrevam nos programas de fidelidade da concorrência.

Segundo os dados reunidos, desses viajantes apenas 21% sacrificam o conforto por um preço menor. E a grande maioria, 87%, é registrada em pelo menos um programa de fidelidade, seja de uma companhia aérea ou de uma rede de hotéis. Porém, os programas de fidelidade não são sequer um dos três principais pontos a serem considerados pelos viajantes na hora de fazerem suas reservas. Nesse aspecto, o atendimento ao cliente fica em primeiro lugar (60%), seguido por um site fácil de usar (55%) e pelas revisões on-line de outros usuários (50%). Os programas de fidelidade ocupam o quarto lugar, motivando menos da metade dos viajantes de alto valor (46%).

A pesquisa também revelou que a lealdade do cliente se relaciona tanto com as associações feitas à marca, e o diferencial que ela apresenta dentro do mercado, quanto com a maneira com a qual a marca se faz presente na indústria, com conteúdo adaptado ao público-alvo em diversas mídias e dispositivos.

É necessário que as marcas fiquem atentas a isso. Pois hoje, com o meio virtual, ampliaram-se as formas de se conhecer o público. Recolher dados, descobrir seus desejos e insatisfações, para conquistar o cliente e, consequentemente, torná-lo fiel. E embora a lealdade com as marcas seja baixa no setor, essas mesmas empresas podem utilizar esses novos recursos a seu favor e tentar mudar o cenário.

 

A pesquisa e o texto do Google podem ser conferidos aqui: https://bit.ly/2wi0ckb

TraNexus: inovação no turismo

Trazendo uma inovação na área do turismo, a empresa TraNexus repensa o seu destino e a maneira como você o alcança. A proposta é simplificar a indústria do turismo mudando a forma como as pessoas viajam e criando uma comunidade global de experiências e conhecimentos compartilhados.

A TraNexus é uma empresa irlandesa, sediada em Dublim, que tem o objetivo de tornar as viagens e o turismo mais sustentáveis ao combater as ineficiências existentes nos processos de informações e transações. E para isso serão criados diversos aplicativos e tecnologias que permitem agilizar as viagens gerenciando documentos, moedas e experiências, com a finalidade de aprimorar esse processo até a economia completa do turismo. A intenção é produzir um sistema baseado em Blockchain, focado e servindo ao viajante.

Um dos produtos oferecidos pela empresa é o TraNexus Wallet. Um aplicativo que servirá como local de armazenamento central para Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), WISeCoins e TraNexus Coin (TNX), em que os usuários poderão comprar a TNX dentro do aplicativo e converter instantaneamente entre Bitcoin e Ethereum sempre que desejarem. O TraNexus Wallet será utilizado como um ponto de montagem para toda a documentação eletrônica da viagem, e trará a vantagem de ser compatível com a maioria das tecnologias blockchain existentes. E é importante dizer que o TraNexus Wallet e o TraNexus Eco Travel Assistant (outro produto da empresa) serão executados em uma blockchain proprietária, garantida pela WISEkey SA, uma empresa líder em segurança cibernética.

Nós estamos representando o Brasil dentro do time de conselheiros da TraNexus, levando a nossa experiência em projetos voltados a Marketing e Promoção de destinos. E fazemos parte da equipe juntamente com um time de profissionais competentes de várias partes do mundo. Liderado por Lipman, com cargos de liderança anteriores na Organização Mundial de Turismo da ONU (UNWTO), o World Travel & Tourism Council (WTTC) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo, a equipe, diretoria e consultores da TraNexus trazem experiência de companhias aéreas, hospitalidade, governo e ONTs. , o setor verde, tecnologia e pagamentos.

As ofertas de pré-venda podem ser encontradas no website da TraNexus em www.tranexus.com e estão sujeitas a todas as disposições regulamentares e legais relevantes.

 

Para mais informações:

 

Propostas dos empresários para os candidatos à presidência

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostrando o valor do Turismo como fator importante para o crescimento econômico, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)/ CNC produziu um documento que objetiva lançar propostas para impulsionar a indústria do turismo no Brasil. Em sua introdução, o texto, encaminhando aos presidenciáveis de 2018, exibe dados financeiros que evidenciam o reflexo do turismo na economia brasileira e mostram o cenário atual do setor.

Ainda no início é abordada a relação entre a iniciativa privada e as políticas públicas, e como o desequilíbrio entre esses dois polos pode interferir consideravelmente no desenvolvimento da área. São apontadas, também, as deficiências causadas por diversos problemas enfrentados dentro do segmento, como a falta de infraestrura e outros desafios que demandam a cooperação entre os setores públicos e privados. E são elencadas iniciativas para impactar positivamente o mercado turístico no Brasil, com a finalidade de promover uma harmonia e conectividade maior entre esses dois setores.

As propostas para desenvolver o turismo foram divididas em cinco pilares de ação: infraestrutura; promoção; segurança jurídica; competitividade; gestão e monitoramento. Cada um desses pilares agrupa um conjunto de projetos de crescimento. E entre eles estão: criar uma política nacional e permanente de sinalização turística, ampliar e garantir maior eficiência do setor de transportes, fortalecer a Marca Brasil e desenvolver estratégias para captação de turistas estrangeiros, regulamentar o uso de plataformas digitais na comercialização de serviços e produtos de turismo, garantir uma estrutura adequada de governança e incentivar os projetos de cooperação regional.

(Veja o documento completo aqui: https://bit.ly/2LmqabM)

Turismo: as propostas dos candidatos à presidência

 

 

 

 

 

 

Com a aproximação do período eleitoral, decidimos trazer os projetos para o turismo dos principais candidatos à presidência do Brasil. Para essa finalidade, fomos atrás dos planos de governo dos cinco candidatos com mais intenções de voto, segundo a pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 13  e 15 deste mês. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):

CIRO GOMES (PDT)
Planeja o desenvolvimento do turismo sustentável e informa que o turismo será estimulado para contribuir com o crescimento da economia brasileira e da geração de empregos.

GERALDO ALCKMIN (PSDB)
Propõe o favorecimento do empreendedorismo no setor turístico através do crescimento da indústria 4.0, da economia criativa e da indústria do conhecimento. Também comunica que pretende priorizar políticas que permitam às regiões Norte e Nordeste se desenvolverem plenamente neste segmento.

JAIR BOLSONARO  (PSL)
Em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto, o candidato não apresenta proposta específica para o setor turístico em seu plano de governo.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA  (PT)
Ressalta a importância do setor turístico, apresentando informações variadas sobre o impacto positivo do turismo no Brasil. Aponta as deficiências, enxergadas por ele, no segmento e lança suas propostas de melhoria. As principais são: aumentar recursos para a promoção do Brasil no exterior e usar o marketing digital como ferramenta; fomentar a concorrência e melhorar a infraestrutura das estradas, aeroportos e portos; qualificar trabalhadores para este segmento; buscar parcerias para a obtenção de financiamentos externos; estimular a participação das lideranças empresariais do setor.

MARINA SILVA (Rede)
Em seu plano de governo, a candidata traz alguns dados sobre a área do turismo no Brasil e no mundo e destaca a importância da área na geração de empregos e, consequentemente, na economia. Também apresenta os pontos fracos e fortes do turismo no Brasil e expõe seus planos para o setor. Entre os pontos a serem destacados estão: estimulação da capacitação permanente de mão de obra, articulação da cadeia do turismo com outras cadeias produtivas, fomentação de programas de divulgação interna e externa de destinos turísticos, criação de parcerias com municipalidades para conservação e melhorias de equipamentos turísticos, investimento em projetos de infraestruturas e promoção de um programa integrado de turismo sustentável.

Promoção internacional e o MATCHER

Depois de um tempo longe, estou de volta com novas ideias e compartilhamentos sobre marketing de destinos. E começo falando sobre um tema pelo qual eu sou apaixonada e que apresenta uma novidade: a promoção internacional do Brasil e a criação do Matcher (veja aqui).

O Matcher é uma plataforma de relacionamento (namoro não, negócios!) que disponibilizará perfis de produtos e destinos turísticos, brasileiros, para o mercado internacional. São 25 países e uma parceria com cerca de 8 companhias aéreas brasileiras e estrangeiras que operam de, e para, o Brasil.

Estamos numa fase de fechamento de negociação com as empresas aéreas e, mais importante, de conclusão da nossa plataforma. Essa é a novidade da ação de promoção: usar a tecnologia para fazer com que produtos brasileiros, com seu perfil e dados específicos, possam encontrar e fazer o “match” com compradores internacionais.

É importante dizer que essa será uma ação contínua. Seja no relacionamento on-line, antes e depois do evento, seja na realização de eventos e outras ações ao longo do ano. Estamos dispostos a criar confiança e relacionamentos duradouros com os principais mercados emissores.

E a realização do evento que apresentará a nova plataforma acontecerá em Fortaleza. Por quê? Trata-se de um novo portão de entrada para todo o Brasil. Queremos que a região nordeste, mais próxima à Europa e América do Norte, seja uma nova forma dos estrangeiros chegarem ao Brasil e conhecer toda a diversidade turística que temos.

O MATCHER será de 19 a 20 de fevereiro de 2019 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Dólar e viagens

O cenário internacional vem provocando uma alta da moeda americana que tem impactos em diversos setores da economia, inclusive o nosso.

Nos últimos três meses, o dólar saiu de R$ 3,2 para quase R$ 3,60. Somamos aqui o cenário nacional de uma situação econômica qua ainda não conseguiu superar índices conforme esperado, e o mundo vivenciando recentemente a decisão dos EUA de deixar o acordo nuclear com o Irã.

O petróleo, produto de alto impacto no custo da aviação civil cresceu 54% nos últimos 12 meses, já provocando prejuízos e preocupações entre as empresas aéreas e, consequentemente nos valores das viagens.

Aqui no Brasil, o ano de 2017 apresentou alta de 31% nos gastos dos brasileiros no exterior, e queda dos gastos dos estrangeiros no Brasil (3,5%). Em 2018, o ano começou com a tendência de aumento dos gastos e uma confiança maior do consumidor que influencia as viagens.

Até março de 2018 os gastos dos brasileiros no exterior aumentaram 10% e os dos estrangeiros no Brasil quase 5%. O novo cenário global e o ano de eleições mostra projeções de aumento da moeda, sem perspectivas de diminuição a médio prazo.

Um ingrediente recente e importante, desvalorização do peso argentino pode ajudar a levar brasileiros para lá, e como vai impactar a vinda de argentinos ? Nosso maior mercado,  responsável por 35% dos visitantes ao Brasil?

Resta acompanhar, e orientar os clientes para realizar viagens com dicas de como usar as moedas estrangeiras.