Futebol, samba e caipirinha

Muito tem se falado e opinado sobre a impacto dos grandes eventos esportivos na economia e no desenvolvimento do Brasil para essa década. Ainda muito vai se falar dos desafios, e dos prazos e das obras. Ótimo, vamos acompanhar, afinal é a nossa reputação que está em jogo.

E é exatamente de nossa reputação, de nossa imagem que quero falar. Desde 2003 até 2010, nas andanças pelo mundo a promover o Brasil, posso afirmar que os últimos 3 ou 4 anos nos elevaram a um outro patamar de interesse, curiosidade e nos colocaram “na moda”.

O impacto da visibilidade de mídia que os eventos de 2014 e 2016 irão trazer ao Brasil serão imensos. Se já vivemos um momento de crescimento interno e de maior exposição mundial, podem ter certeza: vamos pra vitrine principal entre 2012 e 2016.

Mas queremos só entrar na moda e depois ficar “fora de moda’ ? Os eventos esportivos por si só não irão promover o Brasil como nação. É preciso que sejamos vistos como o país do futebol, do samba e da cultura maravilhosa. Queremos ser vistos como o país da caipirinha que todos adoram e do maravilhoso e diverso carnaval. O país das belezas naturais e, o melhor, o país onde a alegria do povo é o maior atrativo.

Passar por 2016 significa mais que isso. É preciso mostrar que nos preocupamos, atuamos e contribuímos com os grandes de temas de interesse do planeta.

Dentre as mensagens que vamos passar ao mundo precisam estar aquelas que vão nos ajudar a mudar a percepção do planeta sobre nós, mostrar como fazemos a diferença. O Brasil da EMBRAPA, do etanol, da teconologia de ponta. O Brasil que cresce vencendo a pobreza. Dos produtos e serviços de qualidade, das entregas nos prazos e dos compromissos entregues.

O Brasil do brasileiro que vai fazer uma grande festa, e chega na hora !

3, 2, 1…

Volto ao time de blogueiros do Pan Rotas com o Contagem Regressiva. Já vou avisando que essa contagem, se algum dia chegar ao zero será para marcar alguma data ou fato importante, mas que os temas ao debate são infinitos.

Esse retorno ao blog me enche de entusiasmo e idéias para compartilhar  opiniões, informações e, sobretudo, contar com comentários e sugestões dos leitores. Falar sobre marketing de destinos e eventos será o foco principal, buscando sempre trazer o debate para os desafios de competitividade que o Brasil terá nessa década. E ir além, porque entendo que os maiores benefícios e impactos do momento positivo que nosso setor vive serão conquistados e consolidados até depois dos Jogos Olímpicos de 2016.

Bem, como ontem até o relógio da contagem regressiva dos 500 dias dos Jogos Londres 2012 teve problemas para confirmar a pontualidade britânica, volta a certeza de quanto trabalho e responsabilidade o Brasil tem pela frente!

Obrigada à equipe do PANRONTAS pelo convite.