Oceanos ganham exposição imersiva no aquário do rio

Já esteve em alguma exposição imersiva, aquelas que usam diferentes recursos multimídia, com projeções, trilha sonora, muitas cores e luzes? Se você é assíduo do Instagram, certamente viu alguma foto da “piscina que não molha”, da exposição A Tensão, do argentino Leandro Erlich no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Uma das mais divulgadas, a Beyond Van Gogh, recebeu mais de 300 mil visitantes durante sua passagem pela capital paulista.

Famosas por reunirem obras de artistas em projeções, como as dos pintores Renoir, Monet e Portinari, essas exposições agora saem do mundo das artes e mergulham, literalmente, nos oceanos. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro recebe até dezembro a exposição imersiva Oceano Sem Fronteiras, apresentando uma nova atração dentro do aquário, umas das atrações turísticas mais visitadas do Rio de Janeiro, que alcançou cinco milhões de visitantes em julho deste ano.

A exposição Oceano Sem Fronteiras propõe reflexões sobre a importância de garantir uma relação saudável com os mares. Por meio de projeções e diferentes recursos multimídia, é possível visitar o fundo do mar e interagir com as espécies que vivem por lá. São 170 metros quadrados com mapas, painéis e conteúdos que destacam a necessidade de conservação da biodiversidade dos mares. A exposição reúne ainda informações sobre economia oceânica, o litoral brasileiro e a relação dos seres humanos com o mar, alertando para a pesca predatória e o acúmulo de plástico nos oceanos.

Segundo a gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, responsável pela gestão do AquaRio, Talita Uzeda, o aquário prioriza, desde sua abertura, a conscientização do público sobre a importância da conservação da biodiversidade marinha. “Ao longo de mais de cinco anos, o atrativo trouxe diversas experiências aos visitantes. Com a exposição imersiva Oceano Sem Fronteiras, esperamos que o público se sinta engajado a ser o guardião dos mares, entendendo a relação única que a humanidade sempre teve com os oceanos”, defende.

A exposição tem ingresso independente do aquário e pode ser visitada das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h, nos finais de semana, ficando em cartaz até 11 de dezembro. A Oceano Sem Fronteiras é realizada pela Deeplab Project, em parceria com a Metaverse Agency e produzida pela Dellarte Soluções Culturais, responsável pela comercialização dos ingressos. Para mais informações sobre a exposição, clique aqui. O site do AquaRio e o www.aquariomarinhodorio.com.br.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *