Zen com toque de dendê

A última edição do The Traveller trouxe roteiros que falam de turismo regenerativo e viagens com propósito. Seria possível falar de um turismo autoregenarativo com propósito de transcendência pessoal? Para o soteropolitano Caio Costa a resposta é sim.

O influenciador reúne mais de 700 mil seguidores em suas páginas na internet difundindo conteúdo que auxilia no autoconhecimento e no bem-estar. Reconhecido por difundir seus ensinamentos gratuitamente para mais de 635 mil seguidores da página @silencio.divino, Caio também já ajudou mais de 10 mil pessoas com cursos on-line e com conteúdos tanto de autoconhecimento quanto destinados ao público que buscam roteiros na natureza com forte conexão com a espiritualidade.

Para Caio o que garantiu o sucesso deste trabalho é o exemplo do desenvolvimento de uma vida equilibrada que atenda valores de saúde, bem-estar e autoconhecimento, mas principalmente espiritualidade. “É através da dimensão material que você pode experienciar o que se mostra no seu íntimo emocional”, reflete o terapeuta.  Recentemente decidiu investir no turismo espiritual, com viagens exclusivas para quem busca transcendência e autodesenvolvimento. Leia abaixo sua impressão sobre o turismo transformador.

Como surgiu a ideia de organizar roteiro “Natureza e Energia” destinado a buscadores espirituais?
A ideia de desenvolver o “Roteiro – Natureza e Energia” surgiu do estilo de vida que preenche o meu coração. A espiritualidade sempre esteve presente na minha vida, e as minhas viagens tem sempre essa pegada, costumo ir em locais alternativos, com pouca gente e com bastante natureza para me conectar. Então os meus seguidores começaram a me perguntar sobre, comecei dando dicas, eai surgiu a ideia. No “Roteiro – Natureza e Energia”, além de dicas detalhadas de vários locais pelo Brasil para se conectar com a espiritualidade de diversas formas, inclui conhecimentos de emissão de passagens aéreas com milhas e acesso à salas VIPS de forma gratuita.

Quantas pessoas já acessaram o roteiro?
Mais de 500 pessoas já acessaram o “Roteiro – Natureza e Energia”, diversos depoimentos de como as pessoas utilizaram os conhecimentos para viajar sem pagar passagem aérea, e como as viagens tem sido muito mais proveitosas e conectadas com o que realmente importa.

Como você enxerga a busca por esse tipo de viagens em suas redes sociais?
Enxergo que a procura surge de buscadores autênticos de si, e da espiritualidade, que não mais buscam festas e muvuca. A base do meu público são de pessoas que buscam a si, a maioria dos que já acessaram o “Roteiro – Natureza e Energia”, já adquiriram outros cursos de autoconhecimento meu, como o “curso de Proteção Energética”, o “Desvendando sua Missão de Alma”, ou a “Jornada para atrair sua Alma Gêmea.”

A Bahia é um pólo espiritual. Salvador reúne desde o turismo para Santa Dulce dos pobres até festas dos Orixás, passando pelo catolicismoe o espiritismo com Divaldo Pereira Franco. Que lugares você indica para autoconhecimento na capital baiana e no resto do estado?
Sim, a Bahia possui um campo energético muito forte, e denso também, devido a sua história. Com isso, entidades de todas as egrégoras espirituais se reunem com campo etérico da Bahia, tornando-a, o mais intenso estado do Brasil no quesito gradiente energético. Além do nosso queridíssimo Divaldo Franco, que super recomendo a visita ao centro Mansão do Caminho, recomendo que as pessoas busquem conhecer giras de umbanda, uma religião brasileira muito forte aqui na Bahia, que é uma mistura do espiritismo europeu, do candomblé africano, com as entidades e espiritos também brasileiros, assim, forma-se uma linda egrégora que variadas manifestações. Mas temos muitos portais energéticos por aqui, a ilha de Boipeba é uma delas, um gradiente de energia que faz emergir tantos processos e tesouros dentro de nós, associado a uma paisagem paradisíaca, realmente incrível.

Qual uma viagem que você realizou e que lhe promoveu uma profunda transformação espiritual?
Se eu pudesse dizer uma viagem que me promoveu uma profunda transformação, eu responderia a minha primeira viagem para a Chapada dos Veadeiros, em 2015. Apesar de logo no primeiro dia eu ter entrado num processo de limpeza intensa, com febre e vômito, recebi instruções da espiritualidade de que estava acontecendo uma limpeza importante, porque logo eu iria retornar para aquela região pois ali tinha coisas importantes para eu experienciar. Dito e certo, alguns anos depois, lá estava eu morando na Chapada dos Veadeiros, foram momentos muito ricos, é um lugar com um gradiente de energia dual, mas bem expansivo. Pois para onde você olha há espaço, o cerrado expande o cardíaco em alegria, mas os processos também te levam a lugares bem profundos, o que ao meu ver se revelam oportunidades únicas de descobertas e insights sobre as nossas próprias sombras. A Chapada dos Veadeiros mora no meu coração.

Published by

Ricardo Hida

Doutorando, Mestre em Ciência da Religião e pesquisador da PUC-SP em Turismo religioso, é escritor e professor. Graduado pela FAAP e pós-graduado pela Casper Líbero, trabalhou na Air France, Accor, Atout France e hoje dirige a Promonde, consultoria de marketing e comunicação. Escritor, está à frente também do Fórum de Turismo e espiritualidade. Foi em uma viagem de imprensa a Lourdes, na França, na época em que era diretor adjunto do escritório de Turismo francês no Brasil, que Ricardo Hida compreendeu a dimensão do Turismo religioso. Ao voltar para São Paulo, foi conhecer mais sobre esse universo que movimenta milhões de viajantes a cada ano em todo o mundo, há muitos séculos. Romarias, peregrinações, retiros. Não importa a tradição, o segmento não para de crescer.

2 thoughts on “Zen com toque de dendê

Comments are closed.