Com as bençãos de alah

Turismo Halal: Embratur e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira se reúnem para ampliar negócios no setor

Como a gente vem falando há tempos, o turismo espiritual vai muito além das peregrinações em destinos católicos ou visitas a Terra Santa. Há congressos, seminários, cursos e também, quem diria, acolhimento especial na hotelaria seguindo as necessidades religiosas de muitos turistas. Nos anos 2000, quando eu era gerente de marketing no Sofitel, criei um serviço especial para os muçulmanos que me rendeu até a capa no Valor Econômico.

Atualmente o hotel Jequitimar privatiza o hotel uma vez ao ano para grupos de judeus ortodoxos. E não é o único. Há empreendimentos espalhados pelo Brasil que também fecham finais de semana para grupos iogues veganos. Nada de couro, carne, laticínios, ovos. Nada, mesmo, de origem animal. Nem seda. É preciso uma expertise operacional para que dê tudo certo. Porque algumas expressões de fé costumam ser rigorosas, uma vez que interditos desrespeitados podem gerar graves problemas para adeptos de uma crença.

Recentemente o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o CEO e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, se reuniram para ampliar parcerias voltadas ao turismo halal.

Essa categoria abrange destinos turísticos preparados para receber o viajante muçulmano, respeitando as regras e os costumes da população islâmica. É um segmento que leva em consideração questões como os horários para reza, higiene que deve ser feita antes dela, a necessidade de estar direcionado para Meca ao orar, o jejum durante o Ramadã, entre outras. Na época do Sofitel, os clientes recebiam no quarto um cesto com minitapete, bússola, água de rosas e chá.

Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, o turismo halal é um dos mais promissores do mundo. “Com a parceria, queremos aproximar mais o mundo árabe para investimentos no setor turístico, como hotéis e aviação. E, consequentemente, aumentar o número de turistas daquela região, que representa cerca de 72 milhões de turistas do mundo. Temos grande interesse nesse mercado, pois é uma grande oportunidade para empresas de turismo brasileiras”, comentou Freixo.

O CEO e Secretário Geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, acredita que a união de esforços dos dois países irá gerar bons frutos para as duas culturas. “Temos a honra de estabelecer uma parceria tão promissora. Tenho certeza de que, com a Embratur, teremos uma parceria muito ampliada na promoção de destinos”, finalizou.

Se esse mercado interessa, atenção: nos dias 23 e 24 de outubro, será realizado o “Global Halal Brazil Business Forum, que reunirá especialistas e players do mercado halal do Brasil e do mundo no WTC Events Center, na capital paulista. Hoteleiros, o mercado muçulmano é bem grande e fiel. Que tal iniciativa possa trazer mais turistas para o Brasil. Insh’Allah.

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Ricardo Hida

Doutorando, Mestre em Ciência da Religião e pesquisador da PUC-SP em Turismo religioso, é escritor e professor. Graduado pela FAAP e pós-graduado pela Casper Líbero, trabalhou na Air France, Accor, Atout France e hoje dirige a Promonde, consultoria de marketing e comunicação. Escritor, está à frente também do Fórum de Turismo e espiritualidade. Foi em uma viagem de imprensa a Lourdes, na França, na época em que era diretor adjunto do escritório de Turismo francês no Brasil, que Ricardo Hida compreendeu a dimensão do Turismo religioso. Ao voltar para São Paulo, foi conhecer mais sobre esse universo que movimenta milhões de viajantes a cada ano em todo o mundo, há muitos séculos. Romarias, peregrinações, retiros. Não importa a tradição, o segmento não para de crescer.