United Polaris

A melhor classe executiva dos EUA: United Polaris

As companhias aéreas americanas não são unanimidade. Já foram as melhores. Atualmente perderam status, em todos os quesitos, para concorrentes – especialmente as do Oriente Médio. Mas uma delas vem se destacando no quesito conforto, hospitalidade, atendimento e serviços em terra e a bordo, ao menos na classe executiva: United Airlines, com sua United Polaris.

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São três as companhias americanas que operam no Brasil: United, American Airlines e Delta. Desde 2022, quando após um hiato de quase dois anos pudemos voltar a viajar sem restrições, os Estados Unidos vêm sendo meu principal destino no exterior.

Por trabalho ou lazer, já visitei os EUA sete vezes desde março de 2022. Voei ao país de Latam, Copa Airlines, Aeromexico e com as três americanas que operam no Brasil: Delta, American Airlines e United Airlines. Na maioria das vezes, de business class. Meu veredito é: United Polaris.

Você já viu uma resenha da United Polaris aqui em 2022. À época, eu estava fazendo minha primeira viagem fora do Brasil após a pandemia. O serviço da companhia ainda estava abalado pela crise de saúde global. Agora, conto de novo como é a experiência, mas sem os reflexos da covid.

United Polaris: ponto problemático

Eu vou começar pelo pior. Porque este ponto é, na realidade, minha única crítica à experiência na United Polaris. E essa questão é o cardápio. Ou a falta dele. Nesta reportagem, vou contar sobre a experiência que tive em abril de 2024. O trecho de ida foi de São Paulo a Las Vegas, com conexão em Chicago.

A volta foi de Vegas a São Paulo, mas com stopover de quatro dias em Chicago. A United Airlines opera diretamente para outros três destinos a partir do aeroporto de Guarulhos – e deles falarei mais abaixo. Também contarei adiante sobre as possibilidades de upgrade para a business – em ambos os trechos, eu estava originalmente de econômica premium.

Em 2022, a United Polaris não tinha cardápio. O comissário solicitava seu pedido de alimentação logo após a descolagem, e citava quais eram as opções. Ao menos, sabia descrever os pratos, com acompanhamentos – coisa que os de Aeromexico e Copa Airlines não conseguiram fazer (e isso em 2023, já sem restrições da pandemia).

À época, questionei ao marketing da United, após a viagem, sobre a ausência do cardápio. Atribuíram isso a restrições da pandemia. Pois bem: estamos em 2024. No voo de ida, de São Paulo a Chicago, o cardápio era impresso em uma única folha sulfite, com letras desbotadas. E apenas com as refeições.

Na volta, Chicago a São Paulo, estava bonitinho, como de um restaurante. Porém, novamente veio sem todos os detalhes sobre o que é oferecido no voo. Havia as refeições (jantar e café da manhã) e a carta de vinhos. As demais bebidas, porém, não estavam listadas. Falha!! As demais companhias americanas têm o menu completo. A Latam também.

Serviço em alta

Cardápio à parte, não há nenhuma outra grande reclamação sobre a United Polaris. Para começar, de todas as companhias americanas, é a que tem os comissários mais solícitos e profissionais. São muito bem treinados.

Além disso, há um mimo extra. Além de duas refeições, parte das companhias aéreas oferecem um “lanchinho” extra na classe executiva. São sanduíches frios, bolachas e snacks que ficam nas galerias durante todo o voo, à disposição dos passageiros.

Na United Polaris, houve algo a mais no voo de Chicago a São Paulo. A qualquer momento, o passageiro podia solicitar aos comissários opções extras quentes. Havia sopa e sanduíches.

Pode parecer pouco, mas é um grande diferencial. Isso é comum nas companhias do Oriente Médio. Já as norte-americanas, latino-americanos e europeias vêm restringindo cada vez mais as opções de refeição desde 2022. Nesse sentido, os destaques negativos são Copa Airlines (resenha aqui) e TAP (publicarei o review em breve).

Com esse mimo, a United Polaris consegue se diferenciar nas demais no serviço. Além disso, vale destacar que em todos os meus voos com a companhia desde 2022, a qualidade das refeições chamou a atenção. Carnes no ponto certo e opções de frutos do mar bem preparados e saborosos são alguns dos pontos positivos.

Check-in e salas VIP

A Sala VIP destinada aos passageiros da classe executiva da United no terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos é a do Banco Safra. Esse lounge era da Star Alliance, aliança da qual a americana faz parte.

Quando a administração foi passada à instituição financeira brasileira, a maioria das companhias que usavam o lounge mantiveram a parceria. Além de United, também têm acesso passageiros de business e primeira (quando disponível) de Lufthansa, Swiss, TAP e Copa Airlines (todas integrantes da Star Alliance), entre outras.

Considero esse lounge um dos melhores do terminal tanto em design quanto em conforto e comodidades. A Sala VIP nunca está lotada e há diversos ambientes, como restaurante, áreas de descanso, sala com TVs e espaços individuais de trabalho. Há snacks e opções de pratos quentes (buffet) e boa variedade e bebidas. Também agrada a vista panorâmica para o terminal.

No retorno a São Paulo, usei o lounge Polaris no aeroporto de Chicago. Espaçoso, bem iluminado e com vista para as aeronaves na pista, é exclusivo para passageiros desta classe de viagem em voos internacionais. Para os internos, a companhia oferece as salas United Club, mais simples.

Além de buffet com pratos quentes e frios, o United Polaris também oferece um restaurante a la carte, com entrada, prato principal, sobremesa e uma boa carta de vinhos (rótulos americanos e europeus). Há ainda cabines privativas com chuveiros.

Conforto na United Polaris

A United opera de SP a Chicago, e vice-versa, com o Boeing 787. A disposição da Polaris é 1-2-1, com acesso direto de todos os passageiros ao corredor. Um dos destaques é a privacidade. Quem viaja sozinho pode ir no centro sem nenhum contato com o passageiro da poltrona ao lado, pois há uma divisória com acionamento elétrico.

As poltronas estão em verdadeiras cabines privativas – bem mais espaçosas que as médias das companhias ocidentais. Porta não há. Mas há diversos porta-objetos, entre eles um pequeno armário para guardar água, necessaire e objetos pessoais. O compartimento é iluminado e sua porta traz espelho na parte interna.

Logo abaixo estão tomada, entrada USB (do tipo A) e entrada para o fone de ouvido. Tudo bem posicionado, colocando a ergonomia como ponto forte. As poltronas têm três posições pré-determinadas por meio de teclas sensíveis ao toque. Mas há também um botão giratório para que o passageiro possa combinar encosto e apoio para os pés da maneira que desejar.

A tela da central de entretenimento é sensível ao toque. Rápida e intuitiva, traz inúmeras opções de filmes, séries, músicas e programação para crianças.

Upgrade e Mileage Plus

Para quem não está disposto a pagar pela United Polaris, há uma opção interessante. A companhia oferece upgrade no dia do embarque a partir de US$ 699 (cerca de R$ 3.800) o trecho.

O interessado deve entrar em contato com a central de atendimento da companhia na manhã do dia do voo, por e-mail (lojasbrasil@united.com) ou WhatsApp (11 98801 5875). Está sujeito à disponibilidade.

Também é possível tentar o upgrade no balcão, no aeroporto. Mas, nesse caso, as chances de os lugares já estarem esgotados aumenta. Além disso, o preço costuma ser mais alto.

Quem tem milhas no programa de fidelidade da United, Mileage Plus, pode usá-las para reduzir o preço do upgrade de cabine. Nesse caso, a operação é feita online, fazendo login no site da companhia com o código de reserva.

Passageiros com status premium no Mileage Plus também podem entrar na fila para upgrade de cabine. Nesse caso, a confirmação apenas será feita bem próxima ao horário de embarque. A United não faz leilão para upgrade de classe.

Além do Milega Plus, os passageiros que voam United pontuam em programas de outras companhias da Star Alliance, como Lufthansa e TAP, e o Tudo Azul, da brasileira Azul.

A partir de São Paulo, a United opera voos para Chicago, Houston, Washington e Nova York (Nova Jersey). Todos as aeronaves são equipadas com a classe executiva United Polaris.

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