Rue,Faubourg,Boulevard,Porte e meus votos de Feliz Natal

A Rua Saint-Martin começa na beira do Rio Sena, em frente a Ponte Notre-Dame e segue para o norte de Paris, tornando-se Faubourg Saint-Martin após a travessia do Boulevard Saint-Martin. No eixo de encontro entre as três vias que levam o nome de São Martinho, a Porta Saint-Martin designa um dos pontos de entrada do burgo parisiense tal como traçado pela muralha do rei Charles V em 1356.

Impossível passar por aqui e não ficar curioso: Rue Saint-Martin, Boulevard Saint-Martin, Faubourg Saint-Martin, Porta Saint-Martin? Mesmo porque, quanta gente eu já não vi perdida “na rua” buscando “o faubourg”, ou no “boulevard” buscando “a rua” e vice-versa. Parece complicado, mas não é.

1280px-Plaque_rue_Saint-Martin_à_Paris

Antiga Comunidade de Saint-Martin, atual Conservatório Nacional de Artes
Antiga Comunidade Religiosa de Saint-Martin, atual Conservatório Nacional de Artes.
Baixo Relevo n° 89 Rue Saint-Martin. Gabriel anuncia a Maria a vinda de Jesus
Baixo Relevo n° 89 Rue Saint-Martin. Gabriel anuncia a Maria a vinda de Jesus
Porta Saint-Martin, construída sob Luis XIV quando retirou a muralha de Charles V em 1675
Porta de Saint-Martin, construída sob Luis XIV quando retirou a muralha de Charles V em 1675
Em azul muralha de Felipe Augusto e na margem direita traço da muralha de Charles V Munser1572
Em azul muralha de Felipe Augusto e na margem direita traço da muralha de Charles V
Traçado da Muralha de Felipe Augusto
Traçado da Felipe Augusto séc XII- A porta Saint-Martin já existia

A partir do séc. XIII o termo Rue foi reconhecido oficialmente para as “rotas” dentro do burgo enquanto Faubourg designava estas mesmas “rotas” fora do burgo. Já a origem etimológica de Boulevard é bouleverk – muralha em antigo holandês. Hoje nenhuma das sete muralhas que um dia protegeram Paris existe, mas as organizações Antigas e Medievais subsistem, submersas no asfalto e outros marcos históricos, estão ai se prestarmos atenção.

“Cardo-maximus” romana a atual Rue Saint-Martin foi durante toda antiguidade o principal eixo de travessia na margem direita da cidade tendo sua importância suplantada pela rota paralela, a Rue Saint-Denis, a partir da idade média. A rota de Saint-Martin levava aos territórios de Flandres e a rota Saint-Denis à basílica católica onde estão enterrados atualmente todos os reis da França. Mas essa é outra história.

Voltemos a Saint-Martin. Sim claro, por que uma vez o mistério Rue/Faubourg/Bouvelard/Porte resolvido resta uma duvida. Quem foi Saint-Martin? Bispo de Tours e fundador do primeiro mosteiro de França tornou-se conhecido por sua grande bondade.

Será com o relato de um pequeno trecho de sua vida que deixarei a você leitor meus agradecimentos pela sua “presença” durante 2014 e, sobretudo meus sinceros Votos de Feliz Natal e um Ano Novo Cheio de Paz, Amor, Saúde e Prosperidade.

 

Sao Martinho
Martinho entrega sua capa ao pedinte.

Em um dia frio de Novembro 337 d.c., Martinho, jovem soldado da legião romana, ia a cavalo por territórios franceses quando começou uma grande tempestade. Viu então um homem pobre e quase nu a pedir esmola. Não tendo moedas, com a espada Martinho cortou ao meio a sua capa entregando-a ao mendigo para agasalhá-lo, provocando, com esta atitude de solidariedade, risos aos seus companheiros de armas por ter ficado com a sua capa rasgada.

Foi então que a chuva parou e raios de sol quentes apareceram por entre as nuvens como em um dia de verão.

Na mesma noite Martinho teve uma visão de Jesus coberto com seu manto e ouviu dele as palavras que o levaram a conversão e vida dedicada ao bem do próximo:

“Cada vez que fizeres o bem ao mais desprotegido é a mim que o fazes”.

Natividade
Feliz Natal. Melhores Votos para 2015 pleno de Amor, Paz, Saúde e Prosperidade

 

Notas e Curiosidades:

Cardo-maximus – via principal da cidade cortada em seguida por perpendiculares e paralelas constituíam a base da construção urbana romana.

Metade da capa pertencia a legião romana, a outro a Martinho. O que explica porque ele deu somente uma metade!

O nome Martin tem sua origem no culto politeísta romano e significa devoto a Marte, rei da guerra.

O culto da capa de São Martinho na França dará origem a palavra Capela

fotos Rua Saint-Martin wikipedia

 

Postagens relacionadas

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há dez anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, a Holatour.

2 thoughts on “Rue,Faubourg,Boulevard,Porte e meus votos de Feliz Natal

  1. Silvia,
    obrigado pelos textos saborosos de natal ,réveillon e de todo o ano.
    É muito bom acompanhar a historia e novidades de nossa amada Paris em seu blog.
    Desejo um excelente 2015 a você e esperamos mais novidades aqui no Panrotas. ou quem sabe em Paris, quando eu for rever a cidade luz.
    grande abraço,
    Ps: merde pra todos nós.

    1. Obrigada Flávio
      Tudo bem? Eu é que agradeço! É muito bom saber que você aprecia os textos.
      Se vier a Paris não deixe de avisar, nada melhor que um bate papo entre colegas, não me prive deste prazer!
      Obrigada também pelos votos para 2015.
      Abração e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *