Iluminaçoes Champs Elysées

Janeiro intenso em Paris

Apesar da baixa temporada turística na Europa, o mês de janeiro está com um calendário de atividades incrível para aqueles que se aventuram até aqui. Paris oferece um mês de janeiro intenso em atividades do começo ao fim.

Mercadinho de Natal des Halles fica até 6 de janeiro

paris em clima de festas

As luzes, alguns mercados e decorações natalinas de Paris ainda estarão presentes durante as primeiras semanas de janeiro. E se Paris já é linda, que dizer sobre Paris, cidade luz, invadida pelo espírito de festas. Flambloyance ou Extravagância, nome das iluminações do Champs Elysées, poderá ser vista até dia 9 de janeiro, por exemplo.

Luzes iluminam as noites de inverno

exposições temporárias

Art Nouveau no museu de Luxemburgo com Mucha

Outra dica para o mês de janeiro são as exposições temporárias. Ir a tais eventos faz parte integrante da vida do parisiense. Nos bate-papos as pessoas ficam felizes em contar o que viram, como quando viajam. E neste (frio) mês de janeiro é hora de viajar entre as inúmeras exposições temporárias de Paris. Especialmente porque elas se encerram em breve. Visitante! Não perca tempo! Escolha a sua:

Alphonse Mucha Paris

Alphonse Mucha

Mundialmente conhecido por seus maravilhosos pôsteres publicitários, Mucha atuou também em diferentes domínios artísticos.  Ilustrador, designer gráfico, pintor e decorador, militante tcheco, Alphonse Mucha é considerado um dos mais famosos representantes da chamada Art Nouveau, movimento artístico do início do século XX. 

O Museu do Luxemburgo apresenta um panorama completo de sua carreira e obras (pinturas, desenhos, cartazes, fotografias, jóias, peças de mobiliário…). Uma retrospectiva imperdível dedicada à beleza do estilo Art Nouveau assim como a atmosfera criativa da Belle Époque. Em cartaz no Museu de Luxemburgo até 27 de janeiro de 2019

Miró

“Miró, cria a partir de seus sonhos e abre as portas do seu universo poético.”

Pessoalmente  gosto muito de Miró. A meu ver, sua obra é uma explosão idéias, de alegria e questionamentos. Miró transforma objetos, brinca com formas coloridas, representando com diferentes materiais um outro mundo, um mundo surreal , as vezes poético, as vezes fantástico. Não tem como não gostar de Miró! Reunindo cerca de 150 obras, incluindo algumas inéditas na França e cobrindo 70 anos de criação, esta retrospectiva traça a evolução da técnica e estilo do artista. No Grand Palais até 4 février 2019. 

Caravaggio em Roma, amigos e inimigos

Nascido em 1571, Caravaggio, figura emblemática do século XVII, revolucionou a pintura graças ao realismo das suas obras e seu inovador uso do claro-escuro. Sendo considerado o maior pintor naturalista de seu tempo.

Para o evento 10 obras de Caravaggio, das quais 7 inéditas na França estão reunidas pela primeira vez numa exposição. As mesmas interagem com obras de contemporâneos do pintor como Orazio Gentileschi ou Giovanni Baglione e tem como intuito revelar a influência de Caravaggio assim como exemplificar a atmosfera artística que reinava em Roma naquela época.

Além de obras de amigos do pintor, a exposição destaca seus inimigos e rivais. Caravaggio não gostava de ser imitado e por essa razão, opôs-se muitas vezes a seus colegas em brigas e até mesmo na justiça.

A exposição desvenda a vida de Caravagio em Roma de 1592-1606, até o momento que o artista matou Ranuccio Tomassoni. Condenado à morte, Caravagio se exilou e morreu em 1610. Em cartaz no Museu Jacquemart-André até 28 de janeiro de 2019

Jean Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat

A exposição percorre a carreira do pintor de 1980 a 1988 através de mais de 120 obras importantes.

Jean-Michel Basquiat deixou a escola e fez das ruas de Nova York seu primeiro atelier artístico, criando assim novos espaços de reflexão. Rapidamente sua pintura fez sucesso. A exposição mostra a dimensão do artista que renovou radicalmente a prática do desenho e o conceito de arte de sua época.  Fundação Louis Vuitton até 21 de janeiro.

Fundação Louis Vuitton
A Fundação Louis Vuitton é uma atração a mais para quem vai ver Basquiat

Ficam aqui minhas dicas para um começo de ano bem legal em Paris e meus sinceros votos de um feliz, saudável e próspero 2019.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *