Ninguém merece

De acordo com dados divulgados pela Abracorp, o preço médio dos bilhetes aumentou 15% em 2012, comparado a igual período do ano passado. Detalhe: os passageiros embarcados ficam também sem opção de escolha e sofrem com serviços de bordo cada vez mais precários ou custosos.

Quem já paga elevadíssimos custos aeroportuários, considerados um dos maiores do mundo, é obrigado a financiar a recuperação do preço das passagens aéreas?

Com base neste cenário, o que todos merecem é receber ao menos assistência e consultoria qualificadas, antes, durante e após a viagem. Ou seja: serviços de pesquisa, de análise (relação preço-qualidade), de reserva e de emissão de tkts fornecidos mediante a orientação profissional das agências de viagens. Ninguém, independente da idade, do sexo, da religião, do poder de consumo, do grau de escolaridade ou de qualquer outro atributo, merece acumular também a responsabilidade de encontrar a melhor opção de compra.

Afinal de contas, até mesmo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) encontra dificuldades para monitorar e para analisar as diferentes condições tarifárias existentes, estudar regras complexas e avaliar a legalidade de penalidades e multas cobradas do consumidor.

Published by

6 thoughts on “Ninguém merece

  1. Olá Edmar,
    Bom dia.
    Nossos clientes( na maioria o corporativo) é que sustentam esta margem de ATP para as cias. Neste final de semana temos uma mega promoção das lideres onde elas vendem tarifas com desconto de até 90% e sobra para nós ponte área de $1200 por trecho. Até quando?

  2. Caro Edmar
    Muito boa a sua analise, considerando a projecao da inflacao que esta beirando os 7% ao ano chega-se a conclusao que o setor trabalha com ajustes muito superiores. Observando do lado do consumidor final notamos um vacuo na qualidade dos servicos prestados e uma insatisfacao constante.
    Precisamos pensar em criar solucoes para a geracao de valor e colocar o agente de viagens e as associacoes de nosso setor em uma posicao de destaque, mais informados, capacitados e cientes de sua posicao estrategica dentro do setor.
    Abracos
    James Jones

    1. Olá, James:
      Agradeço novamente a sua participação e a gentileza do seu comentário. Creio que o inevitável processo de recuperação tarifária deve renovar a importância da rede de agenciamento e operações turísticas para o setor como um todo, especialmente no Brasil. As entidades das quais participo têm desenvolvido competentes e contínuos programas e atividades de treinamento e capacitação profissional, que compõem ações estratégicas de elevado valor agregado. Aliás, bem superiores aos índices inflacionários.
      Abraços,
      Edmar Bull

  3. oi Edmar,
    Muito bom o tema deste “post”, até porque, eu que estou na linha de frente junto e na gestão dos Clientes Corporativos, tenho que CONSTANTEMENTE explicar o inexplicável, ou seja, quais os motivos das ELEVADÍSSIMAS diferenças de tarifas praticadas no mercado…
    Estamos no momento de CONSULTORIA, CONSULTORIA, CONSULTORIA.
    Obrigado e abraços,
    Paulo Perez

    1. Olá, Paulo:
      Agradeço o seu comentário, que renova a importância da consultoria em gestão de viagens corporativas.
      Abraços,
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *