Mãos à obra

Quando falamos em capacitação, em especial no turismo de negócios, uma palavra sempre me vem à cabeça: urgência! Mão de obra especializada e capaz de exercer suas funções com a máxima qualidade é o que nosso segmento mais necessita. O mundo globalizado tem tornado o mercado de trabalho cada vez mais exigente. A competitividade é enorme e para nos destacarmos, precisamos de uma equipe forte, em constante evolução e capaz de superar todos os desafios que o mundo corporativo proporciona.
As mudanças no cenário empresarial, assim como a evolução dos conhecimentos, a concorrência acirrada e a busca pela manutenção da competitividade fazem com que as empresas, ao formarem seu quadro de colaboradores, busquem os profissionais que melhor atendam às suas necessidades pré-definidas. Mas não podemos ficar parados em meio a este cenário. É preciso estimular a participação de funcionários em cursos externos e ajudar a desenvolver suas habilidades em treinamentos internos.
Além de urgente, a busca pelo desenvolvimento profissional é desafiadora. Como manter os funcionários atualizados em meio a tantas informações? Onde encontrar meios de expandir a autonomia, criar autoconfiança e promover o aperfeiçoamento profissional das pessoas?
As empresas primeiramente olham para a qualificação de seus funcionários. Querem saber sobre seus conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à função que vão exercer. No entanto, muitas esquecem de capacitar estes profissionais, ou seja, prepará-los para aplicar os conhecimentos. No dia a dia empresarial, é isso que faz a diferença.
Treinamento é fundamental. Mas a capacitação vai além e é ainda mais importante. Ajuda a desenvolver competência, que é o resultado de conhecimento, habilidades e atitudes. E isso é quase como uma identidade do trabalhador, pessoal e intransferível. Cabe aos empresários do setor, fazer com que seus funcionários enxerguem as suas competências, desenvolva-as e as utilizem da melhor maneira no ambiente de trabalho para tornar as empresas mais competitivas.
Ao investir em capacitação, temos que procurar fontes ou instituições com experiência comprovada na área em que o profissional atua e, o mais importante, que seja uma organização que atue no segmento, estudando-o e pesquisando-o constantemente, o que permite a aquisição das competências necessárias. Por isso, a Abracorp tem apoiado ações do Ministério do Turismo no apoio à qualificação e capacitação profissionais, como o Pronatec, e também incentivado suas associadas a inscrever seus funcionários em cursos como do Iccabav, do Senac e outros.
Os empresários do setor não podem enxergar como custo, o que é investimento. Para se ter mão de obra especializada é preciso renovar constantemente a qualificação e a capacitação dos trabalhadores. Um investimento inevitável e, mais do que tudo, necessário.
Edmar Bull

Published by

4 thoughts on “Mãos à obra

  1. A NV Consultoria está no mercado há aproximadamente 20 anos e especificamente no turismo há pelo menos 17 anos, com vários clientes empresas ABRACORP. É muito bom identificar em artigos como o do nosso estimado Edmar Bull que a missão de nossa empresa de “tornar a excelência um hábito” se concretiza na visão da ABRACORP para o mercado do turismo.
    Sucesso a todos nós sempre!

  2. Amigo Edmar,
    Boa tarde
    Como sempre muito coerente em suas colocações dos blogs.
    Confesso que este foi um dos melhores, não apenas pela escrita objetiva e verdadeira, mas pelo tema.
    Como um militante que tem a missão de desenvolver e transferir conhecimentos as pessoas, tenho comigo que o maior, o real, o permanente e longevo diferencial competitivo de qualquer empresa no Mundo são exatamente as Pessoas.
    Não adianta nada investir milhões em Tecnologia, certificações, processos, e vários outros pontos dentro de uma organização, se as pessoas que a representam não estão devidamente engajadas para os objetivos, os caminhos e as metas.
    No mercado do agenciamento de viagens corporativo, em minha opinião, essa verdade, se torna 100% absoluta, uma vez que os recursos tecnológicos são praticamente os mesmos, bem como vários outros que compõe a cadeia produtiva do setor. A grande maioria dos players, independente do seu tamanho podem ter os mesmos recursos tecnológicos e se igualarem na competitividade. E por que isso não acontece?
    Simplesmente por dois grandes motivos. Pessoas e a Governança.
    Em resumo não existe empresas que tem sucesso por questões de tecnologia. Todas as que tem um grande desempenho, acabam sempre tendo o seu Sucesso atrelado as Pessoas.
    As Pessoas sempre foram, São e Serão o maior diferencial de uma Empresa. Essa é a maior estratégia e cabe aos empresários cuidar sempre dela diariamente.
    Parabéns pelo post.
    Um grande abraço
    Grato,
    Lúcio

    1. Olá, Lúcio:
      Agradeço o prestígio da sua participação, sempre esclarecedora e motivadora de inciativas corporativas voltadas à capacitação e atualização profissional.
      De fato, nada é capaz de substituir o Capital Humano, cuja matéria-prima é a inteligência colocada a serviços das organizações que reconhecem o seu valor.
      Abraços,
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *