Por mais que o título da coluna seja muito enfático, começo dizendo que não quero parecer mais um “guru” do marketing, com indicações infalíveis e frases de efeito que prometem resolver seus problemas. Calma! Na verdade, quero dividir alguns pontos que venho observando no mercado e que devemos acompanhar mais de perto durante o ano.
Confesso que espero que todos já tenham traçado suas metas e construído seu road map para 2019, mesmo assim, ainda dá para inserir alguma estratégia ou conceito que pode te ajudar na evolução de sua empresa. Portanto, veja abaixo alguns pontos que separei para vocês.
A humanização do conteúdo de marca
O Branded Content é uma realidade há anos, porém, ainda hoje existem marcas que não o utilizam da forma correta (sim, estou falando de você que acha que criar posts de data comemorativa vai atrair mais seguidores). O ano passado falou-se muito sobre a consolidação da jornada do consumidor, visando entender cada vez mais o público, já em 2019, espera-se que as marcas humanizem sua comunicação, se aproximando mais dos seus stakeholders de forma única. Fora isso, creio que as marcas utilizem muito mais seu público na hora de produzir seu conteúdo, como uma espécie de co-criação.
Publicidade Mobile
Já escrevi aqui sobre o avanço da publicidade in app, que é uma parte da publicidade mobile, na época enfatizei que essa era uma tendência, porém que já era realidade em alguns países. E agora, em 2019, torno a falar sobre o tema, pois já é uma realidade consolidada também no Brasil, e hoje discutimos formatos dessa publicidade, como vídeos e modelo de publicidade programática, inteligência artificial e o uso de dados.
A segmentação dos influenciadores
A bolha dos influenciadores está cada vez mais inflada e prestes a explodir. Com a preocupação das marcas em cada vez mais se aprofundar em seu público, é esperado que a escolha pelos influenciadores digitais seja cada vez mais por penetração em um nicho, micro influenciadores, do que simplesmente pelo seu engajamento pulverizado.
Inteligência Artificial
Hoje, já nos acostumamos com a aplicação de inteligência artificial como forma de deixar o atendimento ao cliente mais prático e simples, tornando a prática já familiar para nós, afinal, quem não conhece a Aura, da Vivo, e a Bia, do Bradesco. A tendência é que essa ferramenta seja potencializada por outras empresas em 2019 e que a AI esteja cada vez mais presente na relação marca X consumidor.
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