O seu post não vale nada

Com a evolução da presença das marcas nas redes sociais, muitos departamentos de marketing têm supravalorizado o conteúdos postados no canal, muitas vezes colocando neles uma alta carga de responsabilidade para o sucesso da divulgação da empresa ou até os ganhos comerciais de um produto ou serviço.

Pois bem, deixe eu contar uma coisa que talvez vocês não saibam. Seu post não vale nada se não tiver uma estratégia bem definida por trás. Isso quer dizer:

  • Se ele não estiver dentro de um plano de conteúdo coerente ou for parte de uma campanha mais elaborada.
  • Se ele não conter os pilares da marca.
  • Se ele não fizer parte de um pool de estratégia de mídia paga.
  • E, acima de tudo, se ele não for relevante para o seu público.

Não vai valer para nada!

Colocar toda a responsabilidade do sucesso das ações de marketing nas redes sociais, sem estratégia é amador. Será um desgaste para seu time de comunicação e todos que esperarem qualquer expectativa de crescimento.

A presença das marcas nas redes sociais tem ajudado muitas empresas a evoluirem e conquistarem muitos objetivos como parte de uma estratégia maior, e isso é fantástico, deve ser levado muito a sério e com certeza a tendência é que cada vez mais as plataformas se aperfeiçoem para oferecer as melhores oportunidades para as empresas dialogarem com seu público, mas o trabalho tem que ser feito corretamente. 

Não adianta achar que a forma correta de atuar e postar um conteúdo aleatório, porquê um diretor X, no departamento Y, falou que “legal”. Os profissionais de marketing e as agências têm que confiar nas métricas e nos estudos de stakeholders para direcionar melhor o trabalho, atuando de acordo com indicadores. 

Afinal, tomar decisão por achismo ou gosto é incabível e amador. E como eu já ouvi de um cliente, gosto por gosto eu fico com o meu.

E tenho dito!

Published by

Gustavo Ellero

Gustavo Ellero é Jornalista, especialista em Branded Content pela ESPM e acumula experiências em Marketing, Branding e Empreendedorismo. Fundou sua primeira empresa no ramo da comunicação em 2009, atualmente é co-fundador da INSANE Estratégia e Comunicação e co-fundador do portal de turismo Mochilaí. Em 2015, foi eleito o melhor profissional de conteúdo e o mais votado do Prêmio ABC da Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *