3 lições que podemos aprender com Portugal (vídeo)

portugalPortugal lançou, no início de setembro, uma campanha que convoca os próprios portugueses a descobrir e mostrar em vídeos cantos do país, conhecidos ou não, com objetivo de divulgar experiências e mostrar os atrativos turísticos sob uma ótica um pouco menos “publicitária” . A iniciativa, chamada de “Ponha Portugal no mapa”, tem objetivo de, além de apresentar uma visão real e personalizada do país, principalmente incentivar e motivar os portugueses a passear em Portugal.

Através de um aplicativo, são lançados desafios, um em cada semana, que inspiram os portugueses a filmar Portugal e escolher o que consideram melhor e que recomendam do país. Serão 16 semanas até que o vídeo final fique pronto, criado com a colaboração dos turistas nacionais, que também receberão uma recompensa de €50, caso o vídeo de sua autoria seja selecionado. O primeiro desafio já foi concluído com o tema “Mar”, veja o primeiro vídeo de co-criação: 

https://www.youtube.com/watch?v=JRgiVJqNYHM

O que podemos aprender com a iniciativa de Portugal?

Primeiro: que incentivar o turismo nacional deve ser sempre uma das prioridades. Convidar o turista a conhecer seu próprio país é incentivar a movimentação econômica. Apresentar o Brasil para os brasileiros é mostrar uma alternativa viável de turismo (já que viajar nacionalmente é uma opção mais econômica) que pode ser igualmente enriquecedora, principalmente quando consideramos que vivemos em um país tão plural em cultura, gastronomia, costumes, clima etc.

A segunda lição que tiramos é de que é importante ter preservada a ideia de que o investir no Turismo é também investir no nosso próprio crescimento. “Tem que arrumar a casa não só para a visita, mas também para quem mora nela”. Buscar e pleitear a aplicação de recursos em destinos, melhorias das condições de localidades com potencial de turismo e a preservação da cultura são apenas algumas das iniciativas que beneficiam a todos nós.

O terceiro ponto é que, diante da tecnologia a que temos acesso e dos novos hábitos estabelecidos pelo universo virtual, é necessário, mais do que nunca, desenvolver estratégias de engajamento. No caso de Portugal, vemos um engajamento pensado fora do ambiente das redes sociais (já que os desafios e vídeos são feitos através do aplicativo), lugar onde é mais fácil conseguir envolvimento. Convidar o turista a fazer parte da promoção do destino e estimulá-lo a dar um feedback pode cativá-lo mais do que um vídeo feito inteiramente por uma agência publicitária. Claro que a criação e o êxito desse tipo de estratégia demanda tempo, esforço e pesquisas prévias.

Em janeiro veremos o resultado final da campanha de Portugal. Nesse meio tempo, seguimos aprendendo e pensando o Turismo por aqui.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *