O caminho tortuoso dos vistos de entrada

Assunto no mundo todo e tema frequente nos principais tabloides, as medidas do governo Trump de controle de entrada de estrangeiros nos EUA são motivo de debate a cada nova decisão. Nesta semana, todas as embaixadas americanas foram instruídas a ampliar a investigação em entrevistas de visto.

Dentre as novas medidas de análise está o questionário detalhado a respeito dos antecedentes do requerente ao visto e também a verificação obrigatória de e-mails e perfis em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

Essa nova movimentação e possíveis restrições para retirada de vistos nas embaixadas americanas irão aumentar a probabilidade de vistos negados? Sim.
O manejo das exigências extras irá atrasar, de forma geral, o processo da concessão de vistos? Provavelmente sim.

As novas regras só não serão aplicadas aos 38 países cujos cidadão podem entrar em território americano sem visto (a maioria da Europa e países como Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul). Como sabemos, o Brasil não está nessa lista “privilegiada”, apesar dos inúmeros debates e estratégias com finalidade de nos levar à isenção de vistos dos EUA.

O governo Obama caminhava nesse sentido, com negociações e comunicação que objetivavam a isenção do visto americano para brasileiros. Porém, com a administração de Trump, as regras para entrada de brasileiros no país permanecem e enrijecem a cada nova medida de controle. A isenção de vistos para brasileiros na terra do Tio Sam parece cada vez mais distante.

Enquanto isso, no Brasil

O governo brasileiro firmou acordo com o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU), na semana passada, para garantir a isenção de visto de turismo e negócios para portadores de passaportes comuns, diplomáticos e especiais dos dois países.

Já a proposta do Ministério do Turismo de acabar com a exigência de vistos para a entrada de turistas de quatro países no Brasil permanece caminhando e segue dividindo opiniões.
Vamos acompanhando.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

2 thoughts on “O caminho tortuoso dos vistos de entrada

  1. Sua duvida-critica em relacao `as exigencias do novo Presidente (Obama era tudo de bom, ne?), em regular a entrada de especimes suspeitos de terrorismo, de terroristas e de bandoleiros nos EUA, tornando tambem “mais dificil a concessao do visto de entrada para Brasileiros, face ao protocolo de reciprocidade entre os dois paises, SE DISSOLVE logo na apresentacao do post seguinte, informando que o ministerio das relacoes exteriores, chefiado por um sujeito de passado terrorista, garantiu a isenção de visto de turismo e negócios para cidadaos com passaporte dos Emirados Arabes.

    1. Olá Jorge. Na verdade a reflexão que faço é de que com o Governo Trump ficou mais difícil para o Brasil a emissão de vistos (embora depois de meu post o Embaixador dos EUA tenha dito que isso não irá ocorrer). Bem, o fato é que a vida das pessoas que pedirem o visto será mais “vasculhada”.
      Já o caso do Emirados, eles assinaram um acordo com o Brasil, o que acho positivo.
      Obrigada por sua participação
      Jeanine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *