Aonde seu passaporte pode te levar?

Na hora de realizar uma viagem internacional, muitos turistas sabem mais ou menos os procedimentos dos vistos de entrada e o obtém como primeira providência, principalmente se a viagem é para os EUA, ou para o Canadá, por exemplo. Mas e se a viagem for para as Ilhas Maldivas, ou para os Emirados Árabes? A falta de informação a respeito da política de entrada no país pode se tornar uma dor de cabeça, se deixada para última hora.

Essa semana falei aqui sobre a minha experiência com a autorização eletrônica (eTA) para viajar ao Canadá e, ainda ponderando a respeito da falta de informações sobre vistos e passaportes, encontrei o Passport Index.

O site possui na sua página de início os passaportes de todos os países e, ao clicar no seu país de origem, ele lista em quais países você precisa obter visto de entrada. Simples assim! É possível ver em quais nações possuímos “entrada livre” e em quais é necessária a solicitação de autorização prévia ou na hora do desembarque.

Além de listar um ranking de passaportes com maior possibilidade de entrada (que possui a Alemanha como primeiro lugar, com acesso livre a 158 países), é possível ainda comparar a “força” de um passaporte para outro, listando-os lado a lado.

De acordo com o site, o Brasil está na 13ª posição, com passe livre para 144 países. Em último lugar, com o maior número de barreiras, está o Afeganistão, com entrada livre em 22 países. Mesmo que seja só por curiosidade, vale a pena dar uma olhada. Acesse o site aqui.  

Postagens relacionadas

Published by

Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e Presidente do Conselho Consultivo da WTM Latinamerica. Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

One thought on “Aonde seu passaporte pode te levar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *