Foto acima: No bar do Hotel Casa del Mar, Santa Monica/USA, os iPads usam a tecnologia SmartCellar app, da Incentient, e substituem o Sommelier.
Não há dúvida do potencial revolucionário do iPad nos hotéis e restaurantes. A experiência do cliente alcançou um novo patamar. No cenário competitivo da nossa indústria, os primeiros a adotarem essa tecnologia podem criar uma vantagem importante.
Da automação dos apartamentos ao cardápio no restaurante, conheça algumas maneiras de utilizar o iPad para impressionar seus clientes.
Restaurantes – a moda pegou em 2010 e, desde lá, muitos dispensaram os cardápios de papel.
Foto: Um dos pioneiros no Brasil foi o Sushi Yuzu, de Blumenau/SC.
Alguns sistemas utilizados são: Sophia, aplicativo brasileiro especialista em cardápio digital para tablets, e o e+Menu Brasil, presente em 16 países e com clientes de marcas reconhecidas mundialmente.
Facilidades:
* Acessar fotos de pratos.
* Fazer o pedido. O aplicativo OrderTalk é um exemplo.
* Notificar o Chef sobre o ponto da carne
* Jogos e apps para colorir. Excelente distração para as crianças.
* Jogos e redes sociais à disposição, dando a liberdade ao seu cliente de estar conectado. Lembre-se que ele pode tirar fotos e postar online imediatamente.
* Alguns hotéis deixam os iPads com os garçons ou disponibilizam somente 1 iPad por mesa. Já que vai investir, pense na experiência completa de “todos” seus clientes. Hoje em dia, um iPad é visto como uma biblioteca de entretenimento.
Hotéis
* Automação dos apartamentos – Além de ligar a televisão, controlar o ar condicionado, ler jornais e revistas, fazer um pedido no Room Service e baixar a luz, tive contato com outras novidades interessantes como: ver vídeos do preparo do prato ou drink que você pediu, e câmera na porta e no Concierge para saber quem está procurando por você.
* Guia da cidade – O iPad pode proporcionar a criação de um novo itinerário ao viajante, através de sugestões de restaurantes, passeios, museus, locais turísticos, etc, substituindo o Concierge. Para continuar valorizando a profissão, a IHG aparelhou seus Concierges com iPads, posicionando o profissional como uma referência incontestável para o hóspede.
* Assim como já acontece com telefones, o empréstimo do iPad enquanto o hóspede estiver no hotel (principalmente resorts) está se tornando cada vez mais comum.
Foto: O Hotel Indigo empresta iPads aos seus hóspedes e as dicas do seu Concierge ficam à disposição durante toda a hospedagem.
No Brasil, o Unique Garden é o pioneiro na interatividade com o iPad. O hotel acabou de lançar um aplicativo extremamente bem feito e interativo. A conectividade proporciona conforto e conexão com diversas áreas: room service, concierge, pedidos de manutenção, abertura de cama, solicitação de amenities, arrumação do chalé, lista de DVDs e Blu-ray, governança, wake-up, motorista, terapias do spa, programação do fitness, jornais diversos, vôos, mídias sociais, internet, compras de orgânicos, mel e geléias produzidos no hotel, pesquisa de satisfação, condição do tempo e, claro, reservas. Além disso, o hotel pode enviar mensagens diretamente para a caixa de entrada do iPad do hóspede, personalizando toda a comunicação.
Fotógrafo: Guilherme Calissi
Procurem o aplicativo do hotel no iPad e confiram de perto. Vale a pena!
Vantagens do iPad para seu hotel e restaurante:
* Facilita revisões de cardápio e flutuação de preços.
* Otimiza o processo de retirada do pedido.
* Conecta a marca com economia de papel (consciência ambiental).
* Evita que hajam pedidos de itens fora de estoque.
* Aumenta a presença do hotel nas redes sociais.
Novidades:
* Pagamento – A Cielo criou em 2010 um aplicativo que transforma iPad e iPhone em máquinas de cartão de crédito, mas ainda há muito mercado a ser conquistado. Conheça o Cielo Mobile.
* Reservas de restaurantes online – A febre americana das reservas de restaurantes através de aparelhos móveis já pegou no Brasil, mas a demanda não explorada ainda é imensa. Quem não gosta da comodidade de definir suas preferências, localização, preço, horário da reserva e preço? O gigante mundial na categoria se chama Opentable, criado em 1999 e com mais de 2 milhões de usuários e 25 mil restaurantes cadastrados. No Brasil, o gaúcho Zuppa foi comprado pelo Peixe Urbano em 2012 e o Latino-americano Restorando continua sua expansão. Ainda é uma incógnita para os especialistas quem será o Opentable brasileiro.
Dicas:
* Não contrate qualquer empresa que bater a sua porta. Peça referências, converse com outros clientes, e determine prazo. Essas implantações podem demorar (e custar) muito mais do que o planejado.
* Não esqueça de otimizar o iPad fazendo pesquisas, capturando emails e conectando-os ao seu sistema de CRM. Uma dica é o Formz, ferramenta para pesquisa, votação e formulários no iPad.
* Comunique o mercado, convoque a imprensa, promova muito seu iPad. Isso ainda é notícia na hotelaria brasileira, portanto, faça barulho.
Como hóspede, adoro usufruir de idéias inovadoras e sentir que a marca se esforça para me surpreender. Como hoteleira, sei que a tecnologia é um ótimo suporte e ainda cria valor para meus clientes.
Decidido a investir?
[…] negócios. A preparação para colocar uma idéia no mercado é complexa e requer especialistas. A Sensação dos iPads A moda já pegou entre os hotéis e restaurantes. Saiba tudo o que você precisa para dar os […]
[…] A sensação dos ipads […]
[…] A sensação dos iPads […]