A Sensação dos iPads

Foto acima: No bar do Hotel Casa del Mar, Santa Monica/USA, os iPads usam a tecnologia SmartCellar app, da Incentient, e substituem o Sommelier.

 

Não há dúvida do potencial revolucionário do iPad nos hotéis e restaurantes. A experiência do cliente alcançou um novo patamar. No cenário competitivo da nossa indústria, os primeiros a adotarem essa tecnologia podem criar uma vantagem importante.

Da automação dos apartamentos ao cardápio no restaurante, conheça  algumas maneiras de utilizar o iPad para impressionar seus clientes.

Restaurantes – a moda pegou em 2010 e, desde lá, muitos dispensaram os cardápios de papel.

1

Foto: Um dos pioneiros no Brasil foi o Sushi Yuzu, de Blumenau/SC.

Alguns sistemas utilizados são: Sophia, aplicativo brasileiro especialista em cardápio digital para tablets, e o e+Menu Brasil, presente em 16 países e com clientes de marcas reconhecidas mundialmente.

Facilidades:

* Acessar fotos de pratos.

* Fazer o pedido. O aplicativo OrderTalk é um exemplo.

* Notificar o Chef sobre o ponto da carne

* Jogos e apps para colorir. Excelente distração para as crianças.

* Jogos e redes sociais à disposição, dando a liberdade ao seu cliente de estar conectado. Lembre-se que ele pode tirar fotos e postar online imediatamente.

* Alguns hotéis deixam os iPads com os garçons ou disponibilizam somente 1 iPad por mesa. Já que vai investir, pense na experiência completa de “todos” seus clientes. Hoje em dia, um iPad é visto como uma biblioteca de entretenimento.

Hotéis

* Automação dos apartamentos – Além de ligar a televisão, controlar o ar condicionado, ler jornais e revistas, fazer um pedido no Room Service e baixar a luz, tive contato com outras novidades interessantes como: ver vídeos do preparo do prato ou drink que você pediu, e câmera na porta e no Concierge para saber quem está procurando por você.

* Guia da cidade – O iPad pode proporcionar a criação de um novo itinerário ao viajante, através de sugestões de restaurantes, passeios, museus, locais turísticos, etc, substituindo o Concierge. Para continuar valorizando a profissão, a IHG aparelhou seus Concierges com iPads, posicionando o profissional como uma referência incontestável para o hóspede.

* Assim como já acontece com telefones, o empréstimo do iPad enquanto o hóspede estiver no hotel (principalmente resorts) está se tornando cada vez mais comum.

hotelindigoipads

Foto: O Hotel Indigo empresta iPads aos seus hóspedes e as dicas do seu Concierge ficam à disposição durante toda a hospedagem.

No Brasil, o Unique Garden é o pioneiro na interatividade com o iPad. O hotel acabou de lançar um aplicativo extremamente bem feito e interativo. A conectividade proporciona conforto e conexão com diversas áreas: room service, concierge, pedidos de manutenção, abertura de cama, solicitação de amenities, arrumação do chalé, lista de DVDs e Blu-ray, governança, wake-up, motorista, terapias do spa, programação do fitness, jornais diversos, vôos, mídias sociais, internet, compras de orgânicos, mel e geléias produzidos no hotel, pesquisa de satisfação, condição do tempo e, claro, reservas. Além disso, o hotel pode enviar mensagens diretamente para a caixa de entrada do iPad do hóspede, personalizando toda a comunicação.

foto

Fotógrafo: Guilherme Calissi

Procurem o aplicativo do hotel no iPad e confiram de perto. Vale a pena!

Vantagens do iPad para seu hotel e restaurante:

* Facilita revisões de cardápio e flutuação de preços.

* Otimiza o processo de retirada do pedido.

* Conecta a marca com economia de papel (consciência ambiental).

* Evita que hajam pedidos de itens fora de estoque.

* Aumenta a presença do hotel nas redes sociais.

Novidades:

* Pagamento – A Cielo criou em 2010 um aplicativo que transforma iPad e iPhone em máquinas de cartão de crédito, mas ainda há muito mercado a ser conquistado. Conheça o Cielo Mobile.

* Reservas de restaurantes online – A febre americana das reservas de restaurantes através de aparelhos móveis já pegou no Brasil, mas a demanda não explorada ainda é imensa. Quem não gosta da comodidade de definir suas preferências, localização, preço, horário da reserva e preço? O gigante mundial na categoria se chama Opentable, criado em 1999 e com mais de 2 milhões de usuários e 25 mil restaurantes cadastrados. No Brasil, o gaúcho Zuppa foi comprado pelo Peixe Urbano em 2012 e o Latino-americano Restorando continua sua expansão. Ainda é uma incógnita para os especialistas quem será o Opentable brasileiro.

Dicas:

* Não contrate qualquer empresa que bater a sua porta. Peça referências, converse com outros clientes, e determine prazo. Essas implantações podem demorar (e custar) muito mais do que o planejado.

* Não esqueça de otimizar o iPad fazendo pesquisas, capturando emails e conectando-os ao seu sistema de CRM. Uma dica é o Formz, ferramenta para pesquisa, votação e formulários no iPad.

* Comunique o mercado, convoque a imprensa, promova muito seu iPad. Isso ainda é notícia na hotelaria brasileira, portanto, faça barulho.

Como hóspede, adoro usufruir de idéias inovadoras e sentir que a marca se esforça para me surpreender. Como hoteleira, sei que a tecnologia é um ótimo suporte e ainda cria valor para meus clientes.  

Decidido a investir?

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já trabalhou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel e Worldhotels. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, Board Member da WTM Brasil, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, além de palestrante, blogueira e articulista.

3 thoughts on “A Sensação dos iPads

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *