Entender as tendências que movimentarão o mercado é importante para qualquer negócio. Se pensarmos no mundo online, claro que não podemos ignorar previsões como o Índice de Varejo Online (VOL) para 2013, realizado pela E-Consulting, que prevê um crescimento do e-commerce de 31% no Turismo, maior que os 27,3% no Varejo e os 20,6% no setor de automóveis, por exemplo.
Entretanto, estamos no início de uma revolução tecnológica, que muda todos os dias.
A tendência da vez é o Mobile, mas a verdade é uma só: muito se fala, mas pouco se sabe como realmente é o comportamento das pessoas que utilizam smartphones.
Responda rapidamente 2 perguntas:
1) Você acha que a maior parte das pessoas utiliza seus smartphones nas ruas com acesso 3G?
Pois é, eu também responderia SIM, até ter acesso à pesquisa do Google, que analisou esse comportamento em vários países.
No Brasil, os acessos com 3G acontecem: 1º lugar: Casa; 2º lugar: trabalho; 3º lugar: Em uma loja; 4º lugar: Andando; 5º lugar: Ônibus; 6º lugar: Cyber Café. Curioso que o acesso em casa ganhou em todos os países pesquisados.
O IBOPE também preparou sua pesquisa localmente. Aqui a pergunta muda um pouco:
2) Qual o principal local de acesso à internet móvel (3G ou Wi-fi)?
Trânsito e filas do banco ficaram no topo com 60%, antes de dormir com 45%, assim que acordam com 29%, enquanto assistem TV com 23% e 18% quando estão no banheiro.
Ainda temos um caminho pela frente, mas fato é que os viajantes querem informações na altura dos seus dedos. Conheça alguns números para os próximos anos:
Cias Aéreas
* Compra de passagens aéreas por smartphones passarão dos ínfimos 2% de hoje para 50% em 2017 (Fonte: SITA)
* Hoje são 50% das cias. aéreas com check ins móveis. Em 2015, serão 90% delas.
Hotéis
* 14% da buscas de hotéis provém de telefones móveis. (Fonte: Google)
* O horário de uso do smartphone é imensamente maior entre 18hs e 21hs.
Em resumo, ache um equilíbrio para lidar com esse novo ambiente.
Por um lado, customize seu site e prepare-se!
Por outro, muita calma com tantas verdades absolutas sobre o assunto. Tenho visto muitas agências digitais proporem coisas futurísticas incríveis, mas totalmente desconectadas da realidade e necessidade dos hotéis no momento. Não adianta um aplicativo sensacional para iPhone se o seu tarifário ou site está mal feito.Tenha uma boa base mercadológica e invista no planejamento de vendas e marketing digital completo antes de qualquer ação.
Invista no conhecimento e menos nas regras em cima de tendências.
Published by