O Efêmero Mundo Digital

“A estabilidade se baseia na mudança.” – Heráclito, Filósofo Grego

O New York Times publicou uma pesquisa sobre o tempo de uso das informações online. Em resumo, a internet navega no mundo do efêmero, onde tudo é volátil.

E, como diz Jack London, um dos precursores da internet no Brasil, em um universo volátil, negócios também são voláteis, rápidos no uso e na geração de conteúdo, e ligeiros nas mudanças midiáticas e operacionais“.

Untitled

Quer exemplos?

No Twitter (sim, ele ainda existe), um link é visto por 3 horas. Depois disso, vira paisagem. No Facebook, esse tempo é de 3,2 horas. No YouTube, 7,4 horas. Já nos sites jornalísticos, o tempo de acesso pleno de uma notícia não passa de 5 minutos. Após esses períodos, os acessos são raros, apenas para completar pesquisas ou trabalhos escolares.

Será que é o fim da informação e reflexão duradoura? O pensamento matemático virou software de cálculo e a letra cursiva está no seu fim (em alguns estados americanos, a alfabetização é feita agora com o alfabeto gráfico, como o que você lê nesse momento).

Como se diferenciar e ser efetivo no mundo digital, se o Facebook já declarou que somente 0,5% dos cliques se transformam em vendas? Como medir retorno de investimento em comunicação online, se tudo o que é construído para internet tem a “longa” vida de alguns dias?

Planejamento e estratégia, duas palavras ainda distantes de muitos hotéis, poderiam minimizar os riscos de toda essa volatilidade. Afinal, você quer ser que o seu hotel seja simplesmente o perfil mais curtido, ou o mais vendido?

O próprio o Facebook responde, e afirma em comunicado oficial: O número de acessos de uma empresa na rede não é importante, importante é a venda no mundo real.

No mundo dos minutos, como está o seu hotel? É o mais curtido ou o mais vendido?

Published by

Gabriela Otto

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM, MBA Executivo pela FAAP/SP, Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Bras. de Coaching, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *