A Hora da Verdade

O post de hoje é para falar sobre a Gestão de Serviços e recomendar um clássico da literatura corporativa. Mas se sua equipe é a linha de frente, o livro não é só uma recomendação, é mandatório!

Com certeza você já ouviu falar sobre a inversão da pirâmide, dos momentos da verdade, e do empowerment (empoderamento) para a equipe de atendimento ao cliente.

Captura de Tela 2016-04-09 às 16.50.52

Pois quem criou esses conceitos foi Jan Carlzon, ex presidente da SAS, cia. aérea da Escandinávia. Imagine você assumir uma empresa que perde U$ 17 milhões por ano, e transformá-la na ‘Empresa Aérea do Ano’, título recebido em 1983, após a maior crise de todos os tempos.

Captura de Tela 2016-04-09 às 17.44.15

‘Temos 50.000 momentos da verdade todos os dias.” Jan Carlzon

… o direito de errar não é equivalente ao direito de ser incompetente, especialmente se você é um gestor.” Quem pensa assim, com certeza merece minha atenção. E isso é só o começo…
Veja abaixo algumas das muitas estratégias, copiadas por empresas do mundo todo, para prosperar em uma economia voltada para o cliente:
  • Toda pessoa precisa saber e sentir que é necessária.
  • Todos gostam de ser tratados como indivíduos.
  • Dar a alguém a liberdade para assumir responsabilidades libera recursos que de outra maneira permaneceriam ocultos.
  • Um indivíduo sem informações não pode assumir responsabilidades; um indivíduo que recebeu informações não pode deixar de assumir responsabilidades.

E a minha preferida:

  • Quem não trabalha para o cliente, deve trabalhar para quem trabalha para o cliente.

Após a leitura desses poucos conceitos, responda: ‘Seu negócio é realmente voltado para o cliente?’

Conheça algumas das muitas edições que o livro já teve e não deixe de ler:

Captura de Tela 2016-04-03 às 19.15.46 Captura de Tela 2016-04-03 às 19.17.43

Captura de Tela 2016-04-03 às 19.18.22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gosta de leitura de negócios? Então aproveite para conhecera área de Livros Recomendados do meu site. Volta e meia fazemos sorteios e promoções com descontos bem legais pelas redes sociais.

Link: http://gabrielaotto.com.br/livros-recomendados/

Obs.: Eu leio meeesmo todos os livros que recomendo, ok?!

=======

Leia também:

Uma Nova Ordem (como liderar os Millenials)

Apagão de Talentos ou Processo Seletivo Ineficaz?

Desinfoxicação do Mundo (lidando com a quantidade incrível de publicidade atual)

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

One thought on “A Hora da Verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *