Aroma como diferencial competitivo nos hotéis

Qual é a primeira coisa que impressiona quando você entra em um hotel? O chão de mármore, a equipe sorridente e muito bem vestida, o design do sofá do lobby?

Nada disso. Mesmo sem perceber, o aroma é o que marca esse momento. 

Um estudo da Universidade americana Rockefeller, revelou que as pessoas são capazes de lembrar 35% dos odores que sentem, 5% do que vêem, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam. Além disso, a memória pode reter até 10.000 aromas distintos, ao passo que reconhece apenas 200 cores.

A memória olfativa é a mais poderosa das nossas sensações, e nos faz viajar instantaneamente. Um aroma único explicita a singularidade da marca, e ajuda a se destacar da concorrência.Captura de Tela 2016-07-03 às 19.34.21Não é à toa que muitas marcas investem pesado nessa parte do seu branding:

  • Se entrar em um hotel tradicional do sul da Índia, provavelmente encontrará o perfume de incensos queimados.
  • O cheiro de brioches recém assados parecem residir no lobby do Hotel Tivoli Etoile Arc du Triomphe.
  • A rede Shangri-la Hotels & Resorts dá as boas vindas aos hóspedes com uma infusão de gengibre e bergamota.
  • A marca Four Points optou pelo aroma de torta de maçã com canela.
  • A Omni Hotels usa 3 aromas:  capim limão nos lobbies, ‘cookies’ nas cafeterias, e côco refrescante ao lado das piscinas.
  • O Bristol Paris é ambientado com o aroma de lírios e rosas brancas, que remetem aos jardins parisienses.
  • Já os hotéis Park Hyatt diferencia seus aromas, como sândalo em Paris e patchouli, violeta e rosa em Washington.
  • A gigante indiana Oberoi Hotels & Resorts usa jasmim como aroma predominante.
Em resumo, é difícil um hóspede sair impassível de um ambiente com um ótimo aroma. Se ainda está resistindo à ideia, lembre-se que um aroma é recebido pelo lado direito do cérebro, responsável pelas emoções. Desta forma, o hotel fica ligado às emoções agradáveis produzidas pelos efeitos da fragrância. Além disso, é comprovado que o olfato é o sentido de maior impacto na decisão de compra.
Conheça algumas conexões emocionais dos aromas mais utilizados:
Captura de Tela 2016-07-03 às 19.27.07
 Um aroma agradável vai na mala com seus hóspedes. Vale o investimento!
============
Leia também:
A Hora da Verdade – os momentos em que se foram o ‘valor percebido’ do seu hotel na mente do hóspede.
A Essência da Hotelaria – O que realmente importa?
As 12 Regras de Sucesso do Líder Hoteleiro – Conheça o mantra e as dicas de Bill Marriott

3 Razões (hotéis) para amar Miami

Não que Miami precise de mais razões para ser amada, mas a Luciane Garcia ficou encantada com 3 hotéis que visitou durante a LE Miami no início do mês, e contou tudo exclusivamente para o blog Check-in.
A proprietária do Diário de Bordo – Roteiros e Viagens mandou fotos e detalhes super legais de 3 hotéis incríveis.

1) Faena Miami Beach

Aqui, tudo o que reluz, É ouro!
image1
‘O Faena Miami é único, uma  incrível mistura de estilos e objetos que tinha tudo para dar errado…mas dá MUITO certo.
O hotel impressiona já na entrada, chamada Catedral.
Captura de Tela 2016-06-16 às 01.03.44
Os quartos, mesmo com tons do vermelho mais quente que já vi, são aconchegantes.
image3A cama com detalhes em vermelho vivo…
image4
O destaque é para o teatro, com shows fixos como o C’est Rouge, e outras atrações internacionais. O espaço super exclusivo, La Cava, conta com uma mesa para 20 pessoas em meio a coleção milionária de vinhos do próprio Faena.
image2
Dali pôde-se acessar o super exclusive bar, quase secreto (o site não fala nada dele). As celebridades que por  lá já se hospedaram, como a Madonna e os Stones, escolheram este espaço para suas refeições. Ah, e a Madonna gostou tanto da culinária do hotel, e do restaurante filipino Pao, que deixou seu Personal
Chef curtindo a piscina. Sim, Madonna tem um personal chef…

2) EAST MIAMI

‘Depois de Hong Kong e Beijing, o East desembarcou na Flórida em grande estilo. 
O hotel é impressionante, clean, muito bem decorado e com apartamentos super espaçosos. As vistas dos apartamentos são um caso a parte. A suítes, perfeitas para famílias, podem ter 2, 3 ou até quatro quartos. Uma verdadeira casa!’
IMG_3795Banheira com traços retos…
IMG_3796Sala aconchegante, sem perder o estilo…
IMG_3797O restaurante do hotel é o charmosíssimo La Huella, o mesmo de José Ignácio no Uruguai. 
IMG_3798
A região da Brickell Avenue está toda remodelada, linda! Depois que o shopping junto ao hotel inaugurar, com certeza será um dos points para ficar em Miami. Vale ficar alguns dias na praia e outros dias na cidade.’
IMG_3799
Olha a Luciane aí, no elevador do hotel…
IMG_3800
3) The Miami Edition
Os ambientes todos claros, puxando para o branco, o paisagismo do lobby, e o aroma do hotel marcam quem passa por ali.
 Captura de Tela 2016-06-16 às 00.51.58Durante o dia a luz natural é realmente impressionante….
Captura de Tela 2016-06-16 às 00.53.04Os quartos são modernos, com bom espaço e…sem frescura.
Captura de Tela 2016-06-16 às 00.54.24
O restaurante Matador e o café (super charmoso) tem cardápio assinado pelo chef Jean Georges Vongerichten. Mesmo para quem não está hospedado, vale reservar para conhecer.
IMG_3801
Um dos pontos fortes do hotel é o Club, e a pista de boliche localizada no andar térreo.’
Curta MIAMI com muito estilo!!!!
Tem outras dicas ou outros detalhes interessantes sobre esses 3 do post, deixe nos comentários.
===============
Leia também: