Meu amigo Virgílio Carvalho um dia afirmou sabiamente: “- Pessoas que fazem escolhas motivadas pelo medo perdem as melhores coisas da vida”. Disse isso em resposta a minha afirmação de que jamais voltaria a voar em um Foker bimotor russo alegremente pilotado por um turista alemão bêbado e um gentil meio G.O., meio copiloto cubano, como fiz no passado. O Virgílio estava ali, em uma conversa banal, afirmando uma destas grandes verdades da vida, destas verdades que quando você entende, sua vida muda para melhor e para sempre!
Chegou a hora onde muita gente se pergunta se virá à Paris para as festas de fim de ano ou não. Quem tem medo de frio pensa duas vezes. No entanto somente no inverno os “Champs Elysées” estão iluminados, os mercadinhos de inverno oferecem produtos tradicionais franceses apresentados por seus produtores em cada esquina, a iluminação hivernal dá um tom especial aos monumentos, permitindo assim uma viagem dentro da viagem. Enfim resumindo: além da conhecida imagem das luzes do Champs Elysées, há uma Paris MARAVILHOSA que só existe nesta época do ano e que merece ser descoberta.
Tendo vivido no Canadá 23 anos, aonde temperaturas chegam a menos 20 graus Celsius, não reclamo da temperatura local, que me parece uma eterna primavera. Porém para quem vem do Brasil a coisa é diferente. Conheço pessoalmente gente que deixou de vir por medo de frio. Por esta razão compartilho aqui os truques básicos de todo canadense para que o brasileiro possa vir desfrutar das belezas desta linda estação que é o inverno em Paris sem passar frio.
É imprescindível lembrar que quando se vai enfrentar temperaturas baixas, sejam estas de outono ou inverno, (entre 15 e 5 graus centigrados, raramente abaixo de zero ) saber que o calor do corpo se perde pelas suas extremidades. Pés, mãos e cabeça devem estar protegidos. O pescoço também. Aproveite que está em Paris e abuse das luvas, das echarpes e boinas que podem ser encontrados em quaisquer barraquinhas de rua ou ainda nas grandes lojas de grifes (mais caras, porém de melhor qualidade é claro!) No outono echarpes de algodão são suficientes e no inverno, lã. Tênis com solas espessas ou botas com uma sola de borracha mantém seus pés longe do solo frio. Várias camadas como camiseta, camisa, pulôver e um casaco, esquentam o necessário e podem ser retiradas como uma casca de cebola de acordo com o lugar onde você estiver. Os interiores e transportes são aquecidos. Em ambientes fechados é necessário retirar o casaco se ficar algum tempo no interior e abrir tudo, tirar o chapéu e lacear a echarpe se estiver de passagem rápida. Quem fica vestido com casaco em ambientes fechado passa frio quando vai para o exterior.
Eu pessoalmente evito jeans no inverno por que não acho que esquenta o suficiente, mas se você ou seu passageiro é daqueles que não sabe viver sem seu jeans melhor favorizar casacos abaixo dos quadris ao invés de blusões curtos ainda que de couro.
E para finalizar, the last but not the least: não adianta trazer o guarda-roupa inteiro, nem sequer uma mala de 35 quilos esturricada de roupas que não serão usadas. Segue minha dica para uma semana:
Seis camisetas sem manga e/ ou mangas curtas. Seis Camisas de mangas compridas (ou ainda três camisetas de mangas longas e três camisas, por exemplo) para vestir abaixo do pulôver; três pulôveres de lã (1 para cada 2 dias); três Calças ( 2 jeans e uma calça esporte fino por exemplo ou ainda 1 jeans, 1 veludo, 1 esporte fino) todas combinando com os três pulôveres. Para a noite complete a mala com um sapato social e blazer para os homens.
E para as mulheres duas camisas e duas saias que combinem com os pulôveres e calças acima. E um sapato alto para aquele restaurante ou cabaré. Traga também um sapato baixo de que goste para sair a noite, caso seus pés estejam muito cansados. Enfim com exceção dos acessórios, todos têm estas peças no armário. É só saber como usar e “vir a Paris ficar feliz” .
Não precisa ter medo de frio!
Otimas dicas, Silvia. Além de todos os atrativos que você mencionou, em geral as tarifas dos hotéis ficam bem interessantes neste periodo.
Abraços, Luiz
Adorei as dicas Silvia, muito obrigado. Com certeza repassarei para minha equipe de vendas.
Abraços, Clary
Oi Clary
Obrigada pela visita ao blog e por ter deixado sua mensagem.
Fico muito feliz em ler suas palavras. Tudo de bom, boas vendas a você e sua equipe.