Você tem medo de frio? Saiba o que está perdendo!

Meu amigo Virgílio Carvalho um dia afirmou sabiamente: “- Pessoas que fazem escolhas motivadas pelo medo perdem as melhores coisas da vida”. Disse isso em resposta a minha afirmação de que jamais voltaria a voar em um Foker bimotor russo alegremente pilotado por um turista alemão bêbado e um gentil meio G.O., meio copiloto cubano, como fiz no passado. O Virgílio estava ali, em uma conversa banal, afirmando uma destas grandes verdades da vida, destas verdades que quando você entende, sua vida muda para melhor e para sempre!

Chegou a hora onde muita gente se pergunta se virá à Paris para as festas de fim de ano ou não. Quem tem medo de frio pensa duas vezes. No entanto somente no inverno os “Champs Elysées” estão iluminados, os mercadinhos de inverno oferecem produtos tradicionais franceses apresentados por seus produtores em cada esquina, a iluminação hivernal dá um tom especial aos monumentos, permitindo assim uma viagem dentro da viagem. Enfim resumindo: além da conhecida imagem das luzes do Champs Elysées, há uma Paris MARAVILHOSA que só existe nesta época do ano e que merece ser descoberta.

Tendo vivido no Canadá 23 anos, aonde temperaturas chegam a menos 20 graus Celsius, não reclamo da temperatura local, que me parece uma eterna primavera. Porém para quem vem do Brasil a coisa é diferente. Conheço pessoalmente gente que deixou de vir por medo de frio. Por esta razão compartilho aqui os truques básicos de todo canadense para que o brasileiro possa vir desfrutar das belezas desta linda estação que é o inverno em Paris sem passar frio.

É imprescindível lembrar que quando se vai enfrentar temperaturas baixas, sejam estas de outono ou inverno, (entre 15 e 5 graus centigrados, raramente abaixo de zero ) saber que o calor do corpo se perde pelas suas extremidades. Pés, mãos e cabeça devem estar protegidos. O pescoço também. Aproveite que está em Paris e abuse das luvas, das echarpes e boinas que podem ser encontrados em quaisquer barraquinhas de rua ou ainda nas grandes lojas de grifes (mais caras, porém de melhor qualidade é claro!) No outono echarpes de algodão são suficientes e no inverno, lã. Tênis com solas espessas ou botas com uma sola de borracha mantém seus pés longe do solo frio. Várias camadas como camiseta, camisa, pulôver e um casaco, esquentam o necessário e podem ser retiradas como uma casca de cebola de acordo com o lugar onde você estiver. Os interiores e transportes são aquecidos. Em ambientes fechados é necessário retirar o casaco se ficar algum tempo no interior e abrir tudo, tirar o chapéu e lacear a echarpe se estiver de passagem rápida. Quem fica vestido com casaco em ambientes fechado passa frio quando vai para o exterior.

Eu pessoalmente evito jeans no inverno por que não acho que esquenta o suficiente, mas se você ou seu passageiro é daqueles que não sabe viver sem seu jeans melhor favorizar casacos abaixo dos quadris ao invés de blusões curtos ainda que de couro.

E para finalizar, the last but not the least: não adianta trazer o guarda-roupa inteiro, nem sequer uma mala de 35 quilos esturricada de roupas que não serão usadas. Segue minha dica para uma semana:

Seis camisetas sem manga e/ ou mangas curtas. Seis Camisas de mangas compridas (ou ainda três camisetas de mangas longas e três camisas, por exemplo) para vestir abaixo do pulôver; três pulôveres de lã (1 para cada 2 dias); três Calças ( 2 jeans e uma calça esporte fino por exemplo ou ainda 1 jeans, 1 veludo, 1 esporte fino) todas combinando com os três pulôveres. Para a noite complete a mala com um sapato social e blazer para os homens.

E para as mulheres duas camisas e duas saias que combinem com os pulôveres e calças acima. E um sapato alto para aquele restaurante ou cabaré. Traga também um sapato baixo de que goste para sair a noite, caso seus pés estejam muito cansados. Enfim com exceção dos acessórios, todos têm estas peças no armário. É só saber como usar e “vir a Paris ficar feliz” .

Não precisa ter medo de frio!

Grandes Lojas capricham na decoração
Grandes Lojas capricham na decoração Galeries Lafayette nov 2015
Bairros Iluminados contrastam alegremente com o bucolismo da luminosidade  hivernal
Bairros Iluminados contrastam alegremente com o bucolismo da luminosidade hivernal. Rua Montorgueil 2014
Galeria Vivienne enfeitada para as festas
Galeria Vivienne enfeitada para as festas 2014
Restaurantes Iluminados. Neste a Diane Keaton encontra Jack Nicholson no final de Alguém tem que ceder.
Restaurantes Iluminados. Neste a Diane Keaton encontra Jack Nicholson no final de Alguém Tem que Ceder.
Roda Gigante do Jardim de Tuileries 2014
No final dos Champs Elysées, na Praça da Concordia a Roda Gigante Hivernal do Jardim de Tuileries 2014
Numerosos mercados animam a cidade
Numerosos mercados animam a cidade. Este é o mercado do Trocadero de 2014
Iluminações rua Montorgueil
Iluminações rua Montorgueil 2014
Galerias Lafayette, Árvore de Natal 2015
Galerias Lafayette, Árvore de Natal 2015
Detalhe Preparativos para 2015 , Mercado de Natal Champs Elysées.
Detalhe dos preparativos para 2015 , Mercado de Natal Champs Elysées.
Preparativos para 2015 , Mercado de Natal Champs Elysées.
Preparativos para 2015 , Mercado de Natal Champs Elysées. Instalações lembram diferentes lugares e produtos franceses
Preparativos para 2015 , Mercado de Natal Champs Elysées
Preparativos para 2015 , Mercado de Natal Champs Elysées
1464479_545693845518848_1527210040_o
Riqueza de detalhes nos kiosques. Champs Elysées 2014
Produtos Regionais , Champs Elysées 2014
Produtos Regionais , Champs Elysées 2014
Bem agasalhados pessoas desbravam o frio.
Bem agasalhados pessoas desbravam o frio.
Vinho quente e outros produtos que ajudam a aquecer. Mercado Champs Elysées 2014
Vinho quente e outros produtos que ajudam a aquecer o passeio. Mercado Champs Elysées 2014
1477058_545735448848021_1716297540_o
Grande variedade para todos os gostos, sem esqueçer os clássicos.
1477106_545691275519105_860462707_o
Roda Gigante Hivernal, fim de tarde Praça da Concordia 2014
Champs Elysées
Frios e embutidos nacionais, 2014
Frutas Secas, Champs Elysées 2014
Frutas Secas, Champs Elysées 2014
1462336_545692228852343_639248846_o (1)
Champs Elysées, Castanhas Quentinhas 2014
 Champs Elysées
Churrascaria Brasileira na Av. Champs Elysées, presente há dois anos consecutivos, foto 2014
Mercado Trocadero 2014
Mercado Trocadero 2014
Cidra, Vinho Quente, Crépes da Bretanhã
Cidra, Crépes e especialidades da Bretanhã, 2014
Lavanda, Kiosque 2014 Champs Elysées
Lavanda, Kiosque 2014 Champs Elysées
072
Muitos brinquedos instalados nas calçadas dão o tom de quermesse, Aqui o Tobbogã dos Champs Elysées 2014
Detalhes enfeites iluminados canteiros Champs Elysées 2014
Detalhes enfeites iluminados canteiros Champs Elysées 2014

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

3 thoughts on “Você tem medo de frio? Saiba o que está perdendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *