Buscando Novidades?

Aconteceu entre 22 e 25 de Janeiro em Paris o evento Who’s Next.

Recebi inclusive um comunicado de imprensa contando que a criadora de moda Liziane Richter de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, participou da feira pela segunda vez. Sucesso na edição passada da Who’s Next, Liziane Richter voltou à Paris com sua coleção Inverno 2016 batizada de HandMade Soul. Dei uma olhadinha em seu site e o que ela faz é realmente lindo e com certeza continuará fazendo muito sucesso no Brasil e no exterior.

Porém, lendo o comunicado não pude deixar de me perguntar: Quantos  brasileiros visitaram esta feira? Quem se ocupou destas viagens? Foram muitos? Poderiam ser mais? Fui me informar um pouco mais.

O Who’s Next é um salão bianual dedicado aos profissionais da moda que reúne marcas francesas e estrangeiras de prêt-à-porter e acessórios e recebe compradores de todos os cantos do planeta.

Os números da última edição do Who’s Next falam de um total de 57 970 visitantes, dos quais 64% franceses e 36% estrangeiros. Dentre estes 36% de estrangeiros oriundos do mundo inteiro o Brasil enviou finalmente 90 participantes.

A França  contabilizou 37 160 visitantes, dos quais  16 766 provenientes da região onde se encontra Paris, a Ilê de France e 20 394  das demais regiões do país.  A Europa contabilizou 16 113 entradas, representando 77 % da frequentação estrangeira.

Por ordem de importância encontramos os dados de participação dos seguintes países e continentes:

Itália: 2 891 visitantes

Espanha : 2 252 visitantes

Bélgica: 1 982 visitantes

Grande-Bretanha: 1 082 visitantes,

Suíça: 933 visitantes,

Alemanha: 830 visitantes,

Turquia: 770 visitantes,

Grécia : 534 personnes présentes.

Ásia: 2 705 (+9%), representando 13% da clientela estrangeira, composta principalmente de coreanos, taiwaneses e japoneses.

O continente americano  registrou 852 entradas, oriundos principalmente dos Estados Unidos, do Canadá e dos territórios Além-Mar franceses. Aí se incluem os 90 brasileiros.

O Oriente Médio:  682 entradas

O continente africano: 598 entradas, dos quais 174 marroquinos e 128 tunisianos

Oceania: 130 visitantes,  dos quais 102 australianos.

Em um momento onde a profissão se pergunta sobre sua atuação e seu futuro vale a pena lembrar que o Who’s Next se encontra entre os 1600 eventos que acontecem em Paris a cada ano,  dos quais mais de 400 abertos ao grande público.  Moda, cozinha, chocolates, pães e doces, casamentos, assuntos que fazem qualquer brasileiro ou mesmo associações de profissionais sonhar. Não estamos falando aqui somente de expositores apresentando e vendendo seu produtos, mas também de amostras temporárias, ateliês de formações, encontros e muitas animações envolvidas.

Esperando lhe ser útil, fiz uma busca e deixo links para 2 listas dos principais eventos em Paris.

Salões e Feiras Abertas ao Público

Feiras e Salões para Profissionais e Mistos

Ah, o próximo Who’s Next acontece em setembro. Deixo também o link para o SIAL, um dos eventos incontornáveis da inovação alimentar  SIAL Salão de Inovações em Alimentos e do Salão do Chocolate para o qual, como mencionei anteriormente, a operadora Flytour  trouxe um grupo em 2015 Salão do Chocolate.

Minha sábia mãe já dizia: “-Não ter dinheiro é bom para a criatividade”. O que me faz pensar, em tempos de lentidão econômica nos resta inovar.

Abraços e boa semana

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há dez anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, a Holatour.

2 thoughts on “Buscando Novidades?

    1. Oi Bruno
      Nossa! Obrigada.
      Falta interatividade e saber onde começa a “coisa”, no ovo ou na galinha. Ao meu ver o agente deveria alavancar vendas com essa oferta junto a sua rede de conhecidos. Ficar esperando por uma operadora não basta.
      Ainda tenho esperanças de falar com você pessoalmente e em breve meu caro.
      Abraços.
      Silvia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *