Raul, essa é para você! Sobre o IRRF

Raul, 75 anos, agente de viagens em extinção, você perguntou, aqui vai minha resposta.

O que acho do IRRF?

O IRRF me faz sentir algo já conhecido, um sentimento de “Déjà vu” meu amigo. Raul perdoe a intimidade, mas um desabafo desses, só mesmo para um amigo.

Como você, constato mais uma vez a incompetência de nossos governantes. Fico muito triste pelas pessoas que estão perdendo seus empregos. Fico preocupada com meu emprego.

Fico angustiada com essa sensação de impotência diante do tamanho da problemática e até mesmo em face das inadimplências. A mesma angústia e impotência que sinto ao ver uma criança na rua, a desigualdade que reina neste mundo e de como age este monstro sedento que precisa de mais e mais pobres para saciar sua sede de obscurantismo. Há dias que sinto o peso das instituições financeiras em minhas costas, assim como nas costas de milhares de pessoas desta humanidade.

Porém Raul, onde vivo, patrão  é tratado como vaca leiteira pelo governo e com desprezo pela classe trabalhista. Prima à norma do “dividir para melhor reinar”. Enquanto isso gastam verbas astronômicas em festas e comemoram o crescimento de meia dúzia de grandes empresas, querendo acreditar que bastará aos reles mortais que somos viver felizes nas classes  C e D, pagando tudo a prazo e com juros incomensuráveis!

Sendo assim, as atitudes deste governo brasileiro somente se inscrevem num amplo quadro de irresponsabilidades de governantes mundiais e na regra da Causa e Consequência.

O mundo está comendo mau graças a interesses financeiros de minorias. A Coca- Cola está secando as águas do México,  conservantes e colorantes E 440 e toda sua família são cancerígenos, sementes Montsanto (das quais depende o Brasil)  são estéreis, pesticidas são cancerígenos. Mas quem escolhe o que vende e o que come ?

O mundo está em guerra graças a avidez de vendedores de armas e voracidade de governos produtores bélicos.  Mas quem fica mudo diante de tal evidência?

O mundo vai comprar todo gênero de bens e serviços de baixa qualidade de grandes empresas que tem proteção de governantes, acordos mundiais, subsídios e verbas fenomenais. Mas quem se esqueceu de transmitir a seus filhos valores morais e só anda desesperado por preços na hora da compra e por ganhar dinheiro acima de tudo? Quem prefere ser bom profissional antes de ser uma boa pessoa?

Raul sabia que caminhar, correr e nadar são atividades que fazem um cidadão feliz porque produzem no corpo humano endorfina? E isso é de graça. Mas quem é vitima da moda e acredita que Android, I-Phone e carro são essências para a realização do indivíduo? Seriamos nós prisioneiros alienados de um sistema monetário? Já ouviu falar: Quem semeia vento recolhe tempestade?

Então, vem mais uma gota neste poço de asneiras. Uma verdadeira catástrofe para um mercado tão fragilizado. Em curto prazo vamos sofrer, mas vamos nos adaptar, sobreviver como sobrevivemos a tantas outras crises. Quem já viu esse Brasil sob o AI-5, em crise inflacionária, com infindas mudanças de moeda, quem já viu Fernando Collor, Paulo Maluf, quem assiste o noticiário diariamente, não se assusta com mais nada.  Estaríamos apopléticos?!! Ou de mãos amarradas?

Quando chego à beira do abismo da razão, aí então, eu respiro fundo.  Vou dar uma volta pelas ruas ou em minha memória para lembrar que o Homem é um ser fascinante, a natureza magnânima. Lembro-me da floresta amazônica destruindo a Transamazônica. Que perda de dinheiro, que luta contra a natureza. E finalmente conseguimos desmatar! E aí me recordo: cada civilização chegando ao ápice do que pensava ser sua glória, graças à gargantuesca ignorância entrou em colapso. Raul, eu só estou arregaçando a manga e me preparando para o que der e vier.

Eterna otimista que sou, eu tenho fé. Chegaremos ao ponto culminante da nossa estupidez em breve e assim as novas gerações, mais informadas, terão a oportunidade ( para não dizer, serão obrigadas) de reconstruir um mundo com melhor partilha de bens, melhor aproveitamento dos recursos naturais, mais responsável, amigável e mais focada no bem estar do Homem.

Enquanto isso não acontece, vou superando as angústias ocasionadas pelo IRRF e tantas outras besteiras à minha volta graças ao meu lema: fazer mais e o melhor possível com menos e com o pouco que temos! Sem esquecer que esta vida é uma lição de desapego.

Feliz semana Raul e a todos queridos leitores

 

PS: Nestas horas de mudanças no PanRotas e de despedidas, escrevo aqui o que reflete sempre meus sentimentos nestes momentos de adeus: Ce n’est qu’un au revoir, mes amis, ce n’est qu’un au revoir… *

Esse é somente um “até mais ver” meus amigos, somente um “até mais ver”…

 

 

 

 

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

11 thoughts on “Raul, essa é para você! Sobre o IRRF

  1. Minha Prezada SILVIA HELENA !!!

    Muito obrigado por ter respondido ao meu comentário .
    Sou um “idoso” feliz, pai de quatro filhos maravilhosos e SEIS netos,
    e que continua na ativa, apesar da falta de apoio da classe politica dominante.

    Muito obrigado mesmo !!
    Sucesso e um FORTE ABRAÇO !!

    Raul Sardon
    Rio de Janeiro
    Agente de Viagens e DIARIAMENTE CICLISTA INVERTERADO !!!!!!!!!
    ( isso ninguem me tira )
    =

    1. Olá Raul
      Obrigada por haver perguntado. Fiquei muito feliz em responder. Um verdadeiro desabafo! Poderíamos nos corresponder horas sobre as inúmeras consequências do IRRF. Entre este e outros tumultos, estamos sentindo na pele toda uma revolução que ignora um conhecimento em favor da tecnologia, a máquina e o valor de ações ao detrimento do Homem. Porém, no futuro esta mesma máquina servirá para exacerbar a quebra das instituições políticas atuais e a construção de novos parâmetros sociais. Há poucos anos atrás não poderíamos sequer estar discutindo isso on-line diante de outros leitores. Para cada três passos andados pela humanidade damos 2 para trás. Estamos recuando. Eu? Vou tentar recuar para melhor saltar…
      Aliás, Raul, eu adoro andar de bicicletas! Você gosta de ler? Se gostar não deixe de ler Jean Christophe Rufin. É um dos meus autores preferidos.

  2. Olá Sílvia.

    Parabéns pelo texto, simplesmente maravilhosos.

    Quanto ao atual cenário político do país, fico muito feliz em saber que agora os crimes são realmente investigados e punidos. Mesmo que a mídia faça parecer que foi o PT inventou a corrupção. E o pessoal do PSDB devem ser padres, pois só tem a cara e o andar de bobos, no demais, tem poderes suficientes para fazer uma empresa pagar pensão de seu filho dentre outros crimes lesa-pátria.

    Temos democracia, imprensa livre (que se esconde atrás da liberdade para cometer crimes, são livres até demais)

    O IRRF foi criado como retaliação à podre elite brasileira que sonegam dezendas de bilhões de reais por ano, agora o governo vai supertaxar os produtos das castas mais altas da sociedade.

    Sou defensor do PT e estou pronto e armado para caso o golpe venha a se consumar pelos tribunais de excessão pelo Brasil afora. Antes do PT o Brasil tinha 50 milhões de miseráveis, uma pessoa morria de fome a cada 3 minutos,
    Quando o PT assumiu, quem estava dando das cartas no Brasil era o FMI e não o Malan e FHC.

    A oposição defende o Estado Mínimo e a privatização dos serviços públicos simplesmente por motivo de preguiça de elaborar políticas que atendam os mais necessitados.

    Quem é contra o PT deveria ler a Constituição Federal e fazer às comparações de Governos, é simples.

    O PT só entrou no Governo porque os partidos da elite quebraram e venderam o país 3x, foram com pires na mão pedir ajuda ao FMI à juros escorchantes e tudo autocensurado pela imprensa amiga Globo, que recebia 75% de toda a verda do Ministério das Comunicações e hoje só recebe 30% (daí o ódio ao PT). A questão é que os ricos e a elite Brasileira perceberam que não ganham mais as eleições, governando somente para 1% do povo e tendo o apoio dos coxinhas que foram os outros 46% (pobres ignorantes manipulados pelo sistema esgoto de televisão, como que escravos que apoiam seus senhores de terra). Se eles quiserem voltar ao poder, sabem que só conseguirão com golpe. E vejo muita gente falar mal da esquerda do Brasil, mas recebe 13º, tem férias remuneradas e outros direitos que só foram criados pela esquerda e não pela elite, que quer que o povo Brasileiro seja livre e possa trabalhar 12 horas por dia ganhando meio salário mínimo.

    1. Oi Vinícius
      Obrigada pelo seu comentário. Eu já fui petista e sou a favor de bolsa família e todas as medidas tomadas a fim de diminuir a pobreza do Brasil. Acredito sim que os roubos começaram bem antes do PT chegar poder. Mas há muito tempo deixei de acreditar em partidos. Vi o PT ser invadido por pessoas de más intenções, vi o assassinato de Celso Daniel, a politica de extração selvagem de nossos recursos financeiros e naturais aplicada por certos coronéis de Brasília. Digamos que os colarinhos brancos sabiam que deviam tirar duas pás e colocar uma para fingir que o buraco não chegaria ao fundo e de repente a escavação desembestou. Onde está o comprometimento com a natureza, o saneamento básico e escolas desse partido? Ou de qualquer outro partido que esteve no poder anteriormente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *