Festa Nacional da Gastronomia, adicione em sua agenda.

Entre os dias 22 e 24 de setembro a França se transforma numa colossal festa gourmet.

Feiras, mercados, piqueniques, degustações gratuitas,  animações e banquetes públicos gigantes, entre outras ideias geniais e aparentemente deliciosas, animam o país e a cidade de Paris durante a “La Fête de la Gastronomie”.

Não somente porque a culinária francesa é parte do patrimônio mundial, mas sobretudo porque nós brasileiros somos tão “bons-de-garfo”, acho que as datas merecem entrar na agenda do agente de viagens e do turista brasileiro. Quem não curte uma feirinha ou a culinária gourmet?

Dentre as diversas atividades ligadas a “La Fête de la Gastronomie”, uma vai além do fim de semana, se estendendo do dia 19 de setembro ao dia 2 de outubro e merece menção especial

Com o lema “Seu convidado é nosso convidado”, mais de 1000 estabelecimentos na França e 150 restaurantes em Paris oferecem para 1 cardápio comprado 1 gratuito.

O evento concebido por Alain Ducasse é considerado como a festa nacional dos restaurantes e permite a população se deleitar descobrindo lugares míticos, grandes nomes ou novidades no ramo da culinária. O momento é ideal para ir a um restaurante estrelado ou no Jules Vernes, situado no topo da Torre Eiffel, levando um amigo e pagando “meia”.

Tous au Restaurant – site e lista de participantes

Ainda durante a “Fête de la Gastronomie”, dia 22 de setembro às 19 horas, grandes chefes estrelados participarão igualmente de um projeto em parceria com UberEats para entrega de refeições de alto padrão a 17,50 euros.

UberEats

Já no porto de Gros Caillou, Paris 75007 ( distrito 7), o Village International de la Gastronomie apresenta mais de 400 expositores e a cozinha de mais de 40 países diferentes. Para você ter uma ideia, a feira recebeu só no ano passado 25000 visitantes, serviu 35 000 pratos, ofereceu 40 cursos de culinária, 40 concertos e 1 desfile de carnaval. Entrada 4euros.

Village International de la Gastronomie

Se você está (como eu) com água na boca, mas não fez previsões para 2017, fique atento para as datas de 2018, teoricamente de 28 a 30 de setembro.

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há dez anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, a Holatour.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *