Captura de tela- Macron em clip Mcfly e Carlito

A Aposta Genial de Macron

Em abril de 2020, os Youtubers franceses Mcfly e Carlito organizaram um dia de caridade no seu canal – o “maradon”(*1) arrecadou mais de 400.000 euros em doações para hospitais franceses e Ehpads ( casas de repouso). O gesto dos artistas inspirou o presidente Emmanuel Macron.

O desafio presidencial

“Eu os desafio: façam um vídeo para (re)explicar os “gestos barreira”, a importância de respeitá-los, não se unir, não correr riscos, não se aglomerar em grandes grupos, fazer o máximo possível de teletrabalho. Façam esse vídeo simples e se vocês tiverem 10 milhões de visualizações, eu me comprometo, vocês vêm filmar no Elysée… Só depende de vocês”, disse o presidente da República à dupla, cujo canal tem mais de 6,2 milhões de inscritos, na sexta-feira.

Os jovens aceitaram desafio, mas pediram ao presidente uma pequena mudança na proposta. Eles não desejam filmar o palácio presidencial, eles preferem realizar um vídeo com o próprio Emmanuel participando a um dos formatos mais conhecidos do  canal, um “concurso de piadas”.

Assim, os YouTubers lançaram seu vídeo sobre os gestos barreira no domingo (dia 21), dois dias após o desafio lançado na sexta-feira por Emmanuel Macron. A dupla optou por falar sobre os gestos a adotar contra o Covid-19 com o título musical “Eu me lembro”.

“Temos nossa parte a desempenhar”, cantam os youTubers.

“Eu me lembro deste mundo onde as únicas barreiras eram aquelas nos campos de vacas ou ovelhas (…) Se queremos redescobrir essas sensações de ontem, devemos aplicar os gestos de barreira” eles cantam como um refrão. “Gestos de barreira são importantes para você e seus entes queridos, tente respeitá-los ao máximo, sabemos que está começando a demorar muito tempo, mas vamos conseguir chegar lá juntos”, explicam os dois cinegrafistas na legenda do vídeo.

Cheio de bom humor e anetodas “entre linhas” para o presidente, em menos de três dias o clip já obteve o número de visualizações necessárias para que os artistas ganhassem a aposta.

Com tal iniciativa o presidente Macron deu um golpe de mestre: realizou uma publicidade dele mesmo junto aos jovens e passou seu recado para essa faixa etária que aparentemente é a mais resistente à aplicação dos “gestos barreira”.  Um marketing simplesmente genial!


Nota: Maradon – das palavras Marathon (Maratona) e Don (Dom)

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há dez anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, a Holatour.

2 thoughts on “A Aposta Genial de Macron

  1. Gratidão Sílvia , os franceses me encantam! Os vejo na vanguarda ha séculos e muitas vezes isso faz o resto do mundo distante…a primeira Naçao a definir sua visão e missao no Planeta ” Egalite, Fraternite et Lberte” ; berço de mentes brilhantes e idealistas, sensíveis,artísticas; junto à Italia Renascentista resgataram a humanidade ! Vivas ao Universo sem fronteiras , sem barreiras para revelamos todo nosso potencial e habilidades para superar quaisquer desafios com graciosa alegria ,cooperação e encanto!

    1. Ola Márcia
      Tudo bem? Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário. De fato, a França se destaca pela importância que seu povo e dirigentes dão à cultura (artes, filosofia, dialética, ciências, etc). Fico triste quando vejo brasileiros que vêm até aqui e confiam suas viagens a outros brasileiros que não valorizam esses aspectos tão ricos, desconhecendo historia e muitos detalhes dessa cultura incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *