Recebi agora em meu e-mail uma mensagem destinada aos profissionais do turismo, que será útil para todos que desejam visitar ou ainda ver a Torre Eiffel cintilante durante sua estada em Paris.
Segue o texto da mensagem traduzido:
“Olá, Como parte do plano de sobriedade energética da Cidade de Paris, a iluminação da Torre Eiffel será desligada às 23h45 a partir desta sexta-feira, 23 de setembro de 2022.
A última cintilação ocorrerá, portanto, às 23h.
Gostaríamos de chamar sua atenção para o fato de que você deve estar atento em respeitar os horários de reserva para as visitas que você organiza à noite.
Para visitas até o topo da torre, o último acesso com reserva sera às 21h30 e para visitas até o 2º andar às 22h.
Em caso de apresentação do visitante além do horário indicado no bilhete a visita se tornará impossibilitada.
Agradecemos por sua compreensão e permanecemos à sua disposição,
Cordialement
Relações profissionais de Turismo Torre Eiffel”
Iluminação Torre Eiffel
De fato, assim que a noite cai, a iluminação dourada da Torre Eiffel é ligada automaticamente em menos de 10 minutos graças a sensores à luz crepuscular.
Para saber a hora a partir da qual o monumento é iluminado, basta consultar o horário do por do sol. O sistema de iluminação data de 1985 e tem nada menos que 336 lâmpadas de sódio de alta pressão de 336 1kW trocadas a cada 4 anos (a última troca ocorreu em 2019).
Além da iluminação da estrutura, um farol localizado no topo da Torre também começa a funcionar ao anoitecer.
Há 22 anos a cintilação é acionada no início de cada hora por 5 minutos. Se a noite cair às 19:40 por exemplo, a primeira cintilação ocorrerá às 20h. Este espetáculo que passa a durar até as 23 h durava até 1h da manhã.
Curiosidade
A última cintilação tem uma pequena peculiaridade: a iluminação dourada e o farol se apagam, deixando espaço apenas para a cintilação por 5 minutos.
A cintilação deve-se a nada menos que 20.000 lâmpadas de 6W que piscam sucessivamente muito rapidamente. O efeito é inspirado em flashes de câmera!
REAÇÃO à Crise energética ou demagogia
Segundo o site Lite ( fornecedor de energia) o consumo de energia das lâmpadas e iluminações da Torre antes da crise energética seria de 256€ por dia.
Já no site France Ouest é informado que o consumo de energia da Dama de Ferro é estimado em 6,7 gigawatts-hora, cerca de o equivalente a uma cidade de 3.000 habitantes, Só o brilho da Torre Eiffel representa 8.800 quilowatts-hora por ano.
No mesmo artigo é também mencionado que a supressão das iluminações é sobretudo de ordem simbólica.
Seria uma concidência a que os boatos sobre a mudança de horários das iluminações do monumento tenham iniciado logo depois que vários fornecedores de energia, Engie, EDF e TotalEnergies, publicaram um artigo, em 25 de junho de 2022, no semanário Le Journal du dimanche, pedindo aos cidadãos que reduzam seu consumo de eletricidade e gás?
Demagogia da prefeitura, “psicologia da austeridade estratégica” ou medida efetiva e rentável l? Não sei.
Torre Eiffel: E para o turista? Como fica?
Para o turista que quer visitar a Torre Eiffel a noite o importante mesmo será respeitar a hora emitida no bilhete e não chegar atrasado.
Mais um pequeno detalhe: no Natal e no Ano Novo os horários das iluminações “normais” até 1h00 da manhã serão mantidos.
Fontes: Torre Eiffel, Lite, France Ouest
Published by