Greve de controladores aéreos na França afetará todo tráfego europeu

Este dia 16 de setembro promete ser tumultuado nos aeroportos franceses, mas não somente. A greve dos controladores aéreos afetará todo tráfego aéreo Europeu.

A Direção Geral da Aviação Civil pediu às companhias aéreas que reduzissem seus horários de voo pela metade.

A Air France planeja operar 90% de seus voos de longa distância, mas apenas 45% de seus voos de curta e média distância. São mais de 200 voos cancelados no total. Sua subsidiária lowcost, a Transavia France, anuncia o cancelamento de 140 voos.

No entanto, o mais impactado, nesta fase, será a 1ª companhia aérea europeia, a Ryanair, que anuncia cancelamento de 420 voos nesta sexta-feira, ou 80.000 clientes a serem reembolsados.

Além dos voos cancelados, desvios de rotas para evitar o espaço aéreo francês devem gerar atrasos durante todo decorrer do dia para aqueles de que viajam pelos céus europeus.

Duas reivindicações

Em sua convocação para uma greve, o sindicato SNCTA (majoritário entre os controladores aéreos) reitera que vem pedindo há vários meses um aumento dos salários diante da inflação, bem como garantias sobre futuras contratações.

Ao longo de 2029-2035, um terço do órgão está se aposentando: sendo assim é imperativo antecipar e planejar contratações, reivindica a SNCTA, que espera influenciar o projeto de lei de financiamento de 2023, previsto para ser examinado pelo Parlamento em outubro.

Para isso, o Sindicato Nacional dos Controladores de Tráfego Aéreo não pretende parar por aí. Ele também fez outro aviso prévio de dois dias de greve entre quarta-feira, 28 de setembro até sexta-feira, 30 de setembro de 2022 inclusivamente.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

2 thoughts on “Greve de controladores aéreos na França afetará todo tráfego europeu

  1. Estou em Roma e tinha voo previsto para Paris hoje. Hotel reservado e pago em Paris 3 noites. Me ofereceram um voo saindo daqui dia 18, chegando em Paris dia 19! Absurdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *