AFINAL, O QUE É UMA OPERADORA DE TURISMO?

Afinal, o que é uma operadora de Turismo? Uma pequena frase traz a resposta perfeita para esse questionamento: somos ESPECIALISTAS nas melhores EXPERIÊNCIAS em viagens. Temos o mundo no nosso cardápio de possibilidades e o fator humano, que é insubstituível.

Tenho uma ótima ilustração para isso. Assim como um chef experiente seleciona cuidadosamente seus ingredientes conforme a sazonalidade, define a melhor combinação de elementos e preparo, aplica técnicas únicas e personalidade, encanta na apresentação e no paladar, a operadora de turismo é quem investe em desbravar o mundo, colecionar conhecimento para promover uma curadoria minuciosa e estratégica de destinos, produtos e serviços turísticos, combinados na proporção ideal para atender ao paladar individual de cada cliente. Assim como os chefs entregam mais que uma alimentação ou um prato, as operadoras de turismo entregam uma experiência única, autêntica e memorável.

Trazendo para a nossa realidade, as operadoras combinam, organizam e contratam os diversos componentes da viagem, como, entre tantos outros, transporte — aéreo, rodoviário, terrestre, ferroviário ou marítimo — hotéis e hospedagem, restaurantes e refeições, guias locais e/ou acompanhantes, passeios e atividades. São empresas com vasto repertório, amplo conhecimento sobre o mundo e as pessoas, sempre conectados às transformações e principais tendências e com informações em primeira mão sobre viagens e destinos.

Essa expertise agrega muito valor a todo o processo, desde o desenvolvimento do roteiro até o retorno de uma experiência de viagem memorável. Aqui, nosso papel não é apenas o de escolher o melhor destino, passeio, mas também atuar na cocriação desses componentes que trarão um grande diferencial para o que oferecemos para nossos clientes.

Exemplo disso, é a Academia de Excelência Braztoa, que reúne programas de capacitação e de parcerias público-privadas para acelerar o processo de transformação dos negócios e dos destinos turísticos. O que buscamos? Entre outras coisas, almejamos auxiliar na criação de novos produtos turísticos pelos quatro cantos do país. Queremos ser parte ativa da evolução do portfolio de viagens do Brasil e do Mundo, inclusive, nossos projetos já alçaram voos mais longos que os levaram a patamares internacionais, como a BRAZTOA fez com a ProColombia.

Mas de nada adiantam produtos incríveis sem um atendimento humanizado, personalizado e especializado, oferecendo segurança e suporte — antes, durante e depois da viagem. As operadoras de turismo podem atender diretamente o público ou através do seu agente de viagens — ou mesmo através de uma combinação de ambos. E dispõe de canais de comunicação e venda presenciais, virtuais ou híbridos, para atender aos diferentes perfis de público, primando por um serviço humano e profissional.

Existem coisas que tecnologia nenhuma substitui. Essa conexão do humano e do tecnológico é um dos grandes diferenciais que a operadora de turismo agrega aos viajantes. E durante este período de pandemia, ele foi imprescindível para trazer de volta para casa, em segurança, milhares de passageiros de todas as partes do mundo, além de assumir a responsabilidade por processos de cancelamentos, postergações e substituições de viagens — preservando o tempo, as finanças e o equilíbrio emocional de seus clientes.

Poderia passar um dia todo falando sobre o papel do operador. Mas, em resumo, as operadoras de turismo são grandes vitrines, que promovem, divulgam e expõem destinos e fornecedores, atuando como verdadeiras interfaces entre esses e o viajante, contribuindo diretamente para conhecimento, consolidação e desenvolvimento do turismo.

Todo este repertório e posicionamento tornam as operadoras de turismo parceiras estratégicas na economia turística, sobretudo também pelo seu papel e posição conectando as pontas do fornecimento e do consumo, a oferta com a demanda.

Temos um imenso valor na relação com os destinos e com a ampla rede de fornecedores. Somos o elo que conecta pessoas a um mundo de possibilidades. 

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *