As experiências incríveis e a sustentabilidade

Saí tão inspirado da aula inaugural do Programa Experiências Incríveis da BRAZTOA e da Amplia Mundo, que decidi aproveitar as ideias fervilhando e praticar o que fizemos: trocar ideias e compartilhar experiências.

Na conversa, comandada pela apresentadora do CNN Viagem & Gastronomia, a Daniela Filomeno, que se autointitula viajante profissional, falamos sobre sustentabilidade, tema que é uma tendência, mas que ainda segue seu curso para ganhar consolidação no mercado.

Turismo e Sustentabilidade precisam caminhar juntos, afinal, nos destinos está a matéria prima desta atividade e por isso, é fundamental que ele seja desenvolvido de forma responsável. E quando este é o tema, precisamos ter em mente que a sustentabilidade é fruto de escolhas diárias e, não como muitos a rotulam como “abraçar árvores”. A sustentabilidade está ligada ao meio ambiente, obviamente, mas é muito mais do que isso,  é cuidar do destino, das pessoas, da sua forma de vida e subsistência, das tradições, da cultura local, entre muitas coisas.É cuidar,  ao mesmo tempo, das pessoas, do meio ambiente, da economia, da governança, da saúde, enfim, das nossas vidas e do futuro do planeta. Tudo ao mesmo tempo.

É aqui que as experiências incríveis e a sustentabilidade se encontram. Aqui está o verdadeiro trunfo dos especialistas em viagens, como nós. As viagens com propósito, que envolvam experiências junto à natureza e vivência com a comunidade da região visitada ganharam holofotes e protagonismo nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia, que fez as pessoas repensarem a vida, comportamento, consumo.

Criar conexão com o destino, com as pessoas que moram por lá, preservar, viver como um local, são alguns dos componentes que podem fazer uma viagem ser perfeita e, de quebra, impactar positivamente a comunidade. Em resumo: é a melhor das trocas.

Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido e conquistado. Segundo o Boletim Braztoa, os associados à entidade perceberam que a valorização dos aspectos relacionados à sustentabilidade entre os consumidores apareceu entre baixa e média.

As alterações de comportamento do cliente ligadas à sustentabilidade na pandemia ainda não se mostram muito claras para as empresas, já que 42% não conseguem avaliar esse aspecto ainda, ao lado de um número similar de empresas que acreditam que os comportamentos foram alterados (27%) e a parte que acredita que não foram (30%). 

Mas é importante lembrar que a mudança começa com cada indivíduo fazendo melhores escolhas a cada dia. Isso não diz respeito só ao turismo. É um trabalho nosso enquanto sociedade, pensando no mundo que estamos ajudando a construir

Atrás de cada empresa e cada viajante temos pessoas que podem fazer escolhas melhores, buscando contribuir para o desenvolvimento de negócios que estejam comprometidos com uma sociedade e um mundo melhor.

Acreditamos no desenvolvimento do turismo de forma sustentável, sabemos da sua importância, reconhecemos nossa responsabilidade e o papel que ocupamos na sua disseminação. Continuaremos comprometidos, empenhando todos os nossos melhores esforços, a muitas mãos, para que o turismo seja um caminho de evolução para as pessoas, empresas, para nosso país e para o planeta.

Lembre-se: aprendemos a criar experiências incríveis na prática. Vivendo esses momentos, nos encantando, observando de perto seus impactos positivos e, claro, reverberando, passando para a frente, proporcionando essa vivência para nossos clientes, embalando e colocando esses produtos nas nossas prateleiras.

Mais uma vez, cito essa frase de Peter Drucker “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Cada passo do nosso trabalho tem um olhar e uma ação para salientar nosso papel, de fomentadores do turismo sustentável, de transformadores de sonhos em realidades surpreendentes.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 está aí. Essa será uma edição comemorativa de 10 anos dessa premiação, que figura entre as mais importantes e relevantes do Turismo nacional, e que, inclusive, nos trouxe um convite para fazer uma apresentação sobre turismo sustentável, no Festival Cultural Lavagem de Madeleine, o maior e mais importante evento brasileiro da Europa, aconteceu na última semana em Paris.

As inscrições serão abertas em breve. Agora, volto ao que citei anteriormente: “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Que venham as histórias e ações inspiradoras, que nos ajudarão nesse trabalho de criar um futuro melhor.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *