Inteligência de mercado e fatores decisivos para a compra da viagem

Quero te convidar a responder rapidamente uma pergunta, antes de continuar a ler este texto, para ver se você acerta a resposta. Vamos lá: qual fator fica em primeiro lugar na hora do seu cliente decidir a compra da viagem?

Pensou?

Se você respondeu segurança ou vacina, preciso dizer: você errou. Mas, calma, esses dados são realmente surpreendentes.

Segundo o mais recente Boletim Mensal Braztoa, a abertura do destino é fator decisivo para 86% dos turistas e obter informações atualizadas é essencial para 79%. Estar vacinado é relevante para 75% dos viajantes e a flexibilização em relação aos pagamentos e remarcações estão no topo das prioridades de 74% e 75% dos turistas, respectivamente.

Analisando bem, parece uma perfeita descrição do nosso trabalho como operadores, agentes, consultores de viagem. Esses dados mostram que os nossos serviços personalizados têm se revelado fundamentais para os viajantes, agregando valor à cadeia de distribuição, principalmente em relação à qualidade e agilidade nas informações e flexibilização na relação de compra.

A segurança está na informação rápida e de fonte verídica. A segurança está em saber que você fez a melhor compra, no melhor momento, para o destino que vai te trazer experiências memoráveis. A segurança está em ter flexibilidade para remarcações e para fazer seus pagamentos da melhor forma. A segurança está no atendimento feito especialmente para você. A segurança está na disponibilidade 24 horas por dia, para o que for necessário.

Enfim, a segurança está em prover informações verdadeiras e precisas aos clientes, demonstrar que você realmente é  um especialista e sabe o que está falando. Mas não se engane, isso traz um custo a você, que deve ser valorizado pelos clientes.

Saber o que é importante para decidir se é, ou não, a hora de viajar é fundamental para que empresas, destinos e empreendedores do setor sigam um trabalho assertivo para a captação e fidelização do seu público.

Com a advento da pandemia, informações, números e pesquisas se tornaram ferramentas fundamentais para a decisões assertivas que, por sua vez, trarão segurança aos clientes. É por isso que focamos em ter mais informações e uma bom “termômetro” com as pesquisas. A evolução do Boletim Mensal Braztoa acompanha as mudanças do mercado. A cada mês, trabalhamos para obter dados inéditos e fundamentais para a tomada de decisão das operadoras e de toda a cadeia do Turismo, sempre trazendo uma linha do tempo comparativa e bem contextualizada dos fatos.

Com a contribuição dos operadores associados, que levam cerca de 20 minutos por mês para nos fornecer esse rico conteúdo (sim, poucos minutos que fazem toda a diferença) estamos trilhando nosso objetivo de gerar inteligência de mercado, o que tem elevado o nível das nossas pautas, modelos de gestão e atuação, além de reforçar o papel fundamental das operadoras e dos consultores de viagem nesse momento de reconstrução do setor.

O que vimos de melhor nesse levantamento vai além das cifras. Elas são fundamentais, claro, pois trabalhamos para que elas cresçam cada vez mais. Mas o que nos brilha os olhos é comprovar que estamos no caminho certo e que nossa atuação está sendo valorizada e se tornando cada vez mais essencial para que a experiencia da viagem seja 100% satisfatória.

Mantenham-se atentos e aproveitem as oportunidades

Se eu puder te dar um conselho, ele certamente será: mantenha-se atento e aproveite as oportunidades. O momento é propício para ações. Fizemos nossa lição de casa e estamos preparados para isso.

O mercado segue uma tendência animadora. Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens.

E isso tem ligação com a curva ascendente da sensação de segurança das pessoas, somada à demanda reprimida de viagens e à série de promoções que estão em vigor atualmente – e que não devem durar muito tempo.

Segundo um recente estudo da BRAZTOA, 71% das operadoras relataram que foram procurados por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorreram em julho e 47% estão programadas para o segundo semestre deste ano.

Com um ambiente mais atrativo, o aumento da demanda é um fato que certamente culminará na diminuição – ou fim – das promoções. Sabemos que elas não costumam durar muito tempo, por isso, reforço: é hora de acionar os contatos, a cartela de clientes, de sermos proativos, criativos e certeiros no que temos de melhor: conhecimento para oferecer experiências customizadas e bom relacionamento para garantir a flexibilização de roteiros. Em resumo: as melhores oportunidades de viagens.

Esses são ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para desfrutar da liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo. Essas são nossas armas para irmos adiante.

Aí eu pergunto: o que você tem feito com esse mix que forma o melhor cenário possível para empresas e empreendedores que querem reconquistar seu faturamento e ligar o modo crescimento?

Se você ainda está pensando no que fazer, te mostro, em números, que muitos já estão em ação. Em 2020, as associadas da Braztoa tiveram 66,8% de queda no faturamento. Em junho deste ano, 22% já venderam o mesmo ou até mais do que antes da pandemia, em comparação com os valores históricos do mês.

É isso. Estamos em um momento de excelentes oportunidades para quem quer garantir sua viagem para embarques futuros, fator que contribui para uma movimentação positiva do setor. É preciso que todos, viajantes e profissionais do turismo, se mantenham atentos e aproveitem as oportunidades.

BRAZTOA: passado, presente e futuro

Tantos acontecimentos mudaram a nossa percepção do tempo. Parece que vivemos muitos anos em meses. Aliás, o último ano – até pouco mais de um ano, inclusive – mudaram completamente os rumos da gestão proposta para 2019/2021.

Dizem que o que você faz na entrada do ano novo é o que você fará durante pelos próximos doze meses. Por isso as pessoas se preocupam em manter suas mentes positivas e em passar a virada fazendo coisas que gostam.

Foi o que fizemos, há duas semanas, na cerimônia de posse do grupo gestor da Braztoa para o biênio 2021/2023. Começamos nosso evento com uma palestra do Manoel Fernandes, sócio da Bites Consultoria (que tem como propósito fornecer dados para a tomada de decisões estratégicas a partir da análise de informações públicas e abertas existentes na Internet). Nosso “kickoff” foi aprendendo um pouco mais com ele.

Aliás, essa foi uma das ações que fizemos de melhor nos últimos dois anos: compartilhar conhecimento, multiplicar boas dicas, bons insights para ampliar cada vez mais essa rede de exemplos de sucesso.

Foi, inclusive, o que nos conduziu na criação da série de webinars que realizamos nos primeiros meses da pandemia e, também, um dos objetivos que nos levaram a Criar a Academia de Excelência Braztoa, que está a todo vapor.

Em 2019, traçamos planos para entidade. Muitos planos. Fizemos diversos eventos de sucesso na Unibes Cultural, fomos para Canela realizar nossa convenção e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, realizamos o ECB Rio em 2020. Um evento de sucesso em todos os sentidos. E foi justamente ele o divisor de águas.

Quem se lembra que um dia depois foi decretada a pandemia? Pois foi ali que tudo mudou, que tudo virou urgência. Tivemos que parar e aprender a trabalhar de uma maneira inimaginável, tratando de temas que nunca mensuramos.

Os últimos dois anos foram de muito trabalho, sempre buscando a sustentabilidade econômica e de gestão dos nossos associados. Esse trabalho não pode parar. Precisamos, mais do que nunca, de foco.

Por aqui, nosso foco é dar ferramentas, subsídios para que nossos associados cresçam cada vez mais. Quando evoluímos por aqui, o setor todo cresce. O impacto é para todos!

Aprendemos a trabalhar em conjunto com outras entidades, demos corpo à nossa voz diante do governo, ampliamos nossa presença na mídia com as pesquisas realizadas, buscamos especialistas para nos ajudarem a recalcular as nossas rotas e, hoje, estamos aqui, em clima de renovação, de novas perspectivas, de total reconstrução. Em clima de positividade e olhar para presente e futuro.

Reforço que a minha gestão continuará focada em valorizar o fator humano. Esse fator que não tem preço, que traz os reais diferenciais e que faz todas as partes da roda girarem – a nosso favor, claro.

Temos objetivos claros para essa gestão:

  • Novos Modelos de Filiação – Categorias x Benefícios
  • Eventos presenciais e digitais
  • Eliminação da obrigatoriedade estatutárias de participação nos eventos
  • Criação de ambiente para ampliação e diversificação do quadro de associados
  • Gestão de Crise – Interlocução Institucional
  • Academia de Excelência Braztoa – Experiências Incríveis
  • Pesquisas – Anuários Braztoa
  • Inteligência – Comunicação – Articulações Coletivas

Essa nova gestão será muito democrática e participativa. Queremos reunir o máximo de pessoas e envolvê-las em temas nos quais elas tenham maior atuação. A BRAZTOA continuará se fortalecendo como um HUB que conecta seus associados aos parceiros da rede de distribuição e de fornecimento dos destinos domésticos e internacionais, aos viajantes, à academia, às demais entidades e instituições governamentais.

Esse posicionamento será dará por meio de uma atuação criativa e multicanal, que vai primar pela: inovação, sustentabilidade, flexibilidade e customização, transparência, diversidade e parceria.

E, na prática, isso já se reflete na criação de cinco Grupos de Trabalho:

  • GT de Comunicação – liderado pela vice-presidente Marina Figueiredo
  • GT de Finanças e Parcerias – liderado pelo vice-presidente Frederico Levy
  • GT de Inovação e Tecnologia – liderado pelo vice-presidente Pablo Zabala
  • GT de Tributação e Legislação – liderado pelo vice-presidente Fabiano Camargo
  • GT de Especialistas – liderado pela Estela Farina que também assume como Conselheira de Admissão e Ética

Além dos dois Conselhos já existentes – Fiscal e de Admissão e Ética – outra novidade que quero contar é sobre a criação do Conselho Regional, que terá três associados dedicados ao desenvolvimento das regiões Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste, garantindo uma gestão com atenção personalizada e consolidando a capilaridade da entidade em todo o Brasil.

Esse é o novo modelo de gestão da Braztoa. Já disse e repito: teremos uma gestão participativa e aberta, onde todos terão seus lugares de fala como especialistas que são. Vamos nos apoiar nas nossas expertises para atingir nossos propósitos: Gerar Recursos, Gerar Valor, Soluções, Negócios, Relacionamento e Conhecimento.

Digo tudo isso com a energia de quem, ao lado de todo o trade, viveu momentos desafiadores e está aqui, começando um novo ciclo, um “ano novo” e colocando em prática o aprendizado adquirido em prol de um presente e um futuro melhores e de muito sucesso.