Quero te convidar a responder rapidamente uma pergunta, antes de continuar a ler este texto, para ver se você acerta a resposta. Vamos lá: qual fator fica em primeiro lugar na hora do seu cliente decidir a compra da viagem?
Pensou?
Se você respondeu segurança ou vacina, preciso dizer: você errou. Mas, calma, esses dados são realmente surpreendentes.
Segundo o mais recente Boletim Mensal Braztoa, a abertura do destino é fator decisivo para 86% dos turistas e obter informações atualizadas é essencial para 79%. Estar vacinado é relevante para 75% dos viajantes e a flexibilização em relação aos pagamentos e remarcações estão no topo das prioridades de 74% e 75% dos turistas, respectivamente.
Analisando bem, parece uma perfeita descrição do nosso trabalho como operadores, agentes, consultores de viagem. Esses dados mostram que os nossos serviços personalizados têm se revelado fundamentais para os viajantes, agregando valor à cadeia de distribuição, principalmente em relação à qualidade e agilidade nas informações e flexibilização na relação de compra.
A segurança está na informação rápida e de fonte verídica. A segurança está em saber que você fez a melhor compra, no melhor momento, para o destino que vai te trazer experiências memoráveis. A segurança está em ter flexibilidade para remarcações e para fazer seus pagamentos da melhor forma. A segurança está no atendimento feito especialmente para você. A segurança está na disponibilidade 24 horas por dia, para o que for necessário.
Enfim, a segurança está em prover informações verdadeiras e precisas aos clientes, demonstrar que você realmente é um especialista e sabe o que está falando. Mas não se engane, isso traz um custo a você, que deve ser valorizado pelos clientes.
Saber o que é importante para decidir se é, ou não, a hora de viajar é fundamental para que empresas, destinos e empreendedores do setor sigam um trabalho assertivo para a captação e fidelização do seu público.
Com a advento da pandemia, informações, números e pesquisas se tornaram ferramentas fundamentais para a decisões assertivas que, por sua vez, trarão segurança aos clientes. É por isso que focamos em ter mais informações e uma bom “termômetro” com as pesquisas. A evolução do Boletim Mensal Braztoa acompanha as mudanças do mercado. A cada mês, trabalhamos para obter dados inéditos e fundamentais para a tomada de decisão das operadoras e de toda a cadeia do Turismo, sempre trazendo uma linha do tempo comparativa e bem contextualizada dos fatos.
Com a contribuição dos operadores associados, que levam cerca de 20 minutos por mês para nos fornecer esse rico conteúdo (sim, poucos minutos que fazem toda a diferença) estamos trilhando nosso objetivo de gerar inteligência de mercado, o que tem elevado o nível das nossas pautas, modelos de gestão e atuação, além de reforçar o papel fundamental das operadoras e dos consultores de viagem nesse momento de reconstrução do setor.
O que vimos de melhor nesse levantamento vai além das cifras. Elas são fundamentais, claro, pois trabalhamos para que elas cresçam cada vez mais. Mas o que nos brilha os olhos é comprovar que estamos no caminho certo e que nossa atuação está sendo valorizada e se tornando cada vez mais essencial para que a experiencia da viagem seja 100% satisfatória.