Operadores e agentes: somos peças fundamentais na engrenagem do Turismo

Nos últimos anos, você deve ter lido muito sobre linhas de produção de carros ou outros produtos que precisaram ser paralisadas por conta da falta de uma única peça, não é mesmo? Produtos e serviços são resultado da junção de várias partes interdependentes, assim como no turismo.

Trazendo esta reflexão para o escopo dos operadores e agentes de viagens, penso que somos essa peça essencial. Aquela que se não estiver presente, não tem trabalho que seja bom o suficiente. E, caso tenha sido satisfatório, com a nossa presença, poderia ser memorável.

No começo da pandemia, nosso papel foi reconhecido pelo mercado: cancelamentos, remarcações, adiamentos, informações sobre fronteiras que abriam e fechavam, vacinas exigidas, protocolos em vigor, auxílio nas repatriações. São tantos casos, que aposto que muitas pessoas conhecem alguém que tenha precisado de ajuda em algum desses contextos.

Mas, hoje, não quero falar apenas dos problemas que solucionamos. Quero falar de transformação de vidas. Que você, caro colega de profissão, tem uma infinidade de socorros prestados com competência, não tenho dúvidas. Mas te convido a buscar – e compartilhar – cases de experiências transformadoras, que tiveram a contribuição do seu trabalho, da sua curadoria minuciosamente feita para alguém muito especial: o seu cliente. Seja ele novo ou já fidelizado.

Aproveito para compartilhar um case de uma cliente minha que ganhou destaque em uma recente matéria na imprensa – e, segundo ela, tem inspirado muitas outras pessoas. Com 42 anos, Josiane não queria ir para o Jalapão. Acabou embarcando na viagem por causa da experiência oferecida e porque sentia necessidade de sair de casa e da rotina. A guia que escolhemos para os roteiros era uma professora de constelação familiar (modalidade de terapia alternativa que busca identificar causas de problemas e conflitos pessoais a partir de dinâmicas de grupo).

Ela não esperava que a identificação com o local fosse tão grande, a ponto de se emocionar várias vezes nas visitas às cachoeiras da região. Josiane voltou para casa, onde morava em Curitiba, vendeu tudo o que tinha e se mudou para o Jalapão.

É disso que quero falar. As pessoas podem reservar seus voos, hotéis e passeios? Sim! A internet é um cardápio livre e aberto a todos. Em um momento no qual tudo está a um clique de distância, dizer que nada substitui as relações humanas pode parecer clichê, mas não é nada disso.

É como no caso daquela pessoa que sabe cozinhar muito bem, mas quando quer ser surpreendida, procura a comida dos melhores chefs,  nos melhores restaurantes. EXPERIÊNCIA pura, que só é possível ser oferecida de humano para humano. 

Em 2021, contabilizamos 7,4 milhões de embarques, o que corresponde a um aumento de 124,6% em relação a 2020 (3,3 milhões de pessoas), e 14,2%, se comparado a 2019 (6,5 milhões de viajantes).  Vamos, juntos e cientes da nossa expertise e importância, elevar esses números e transformar a vida de muitas outras pessoas?  

O que pode ser melhor que a antecedência?

Vivemos um tempo de dinamismo puro, para não dizer tempos frenéticos. Tentamos fazer as coisas com antecedência, mas, além de lidarmos com a ausência de mão de obra, que nos obriga a concentrar ainda mais as tarefas, as medidas do que podemos antecipar mudaram, assim como as pessoas e seus contextos.

Eu mesmo sou um exemplo disso. Comecei esse texto pouco antes do Carnaval, pensei que poderia fazê-lo antes da minha última viagem, na qual recebi o título de Viking honorário, mas, mais de 20 dias se passaram e estou aqui, de volta a este nosso bate-papo com AINDA MAIS histórias para contar.

Para tudo existem ônus e bônus e eu prefiro ver o lado bom das coisas. Hoje, o que tenho para dizer aqui não poderia ter sido dito dias atrás. Pois é, mais uma vez, a antecedência que tanto buscamos nem sempre é uma garantia absoluta. 

Vejam quantas novidades aconteceram nesse período, sobre as quais trabalhamos muito, mas não pudemos contar com nenhum tipo de antecedência:

Abrimos as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022. Depois de dois anos, ajustamos a premiação para trazê-la, ao máximo, para o contexto atual e tivemos grandes conquistas.

Em pouco mais de 15 dias, alcançamos 104 ações inscritas, com 98,% dos cases provenientes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de ações inscritas em países como Estados Unidos, França, Colômbia e Portugal.

Outros números também foram bastante expressivos. De 24 de fevereiro a 15 de março, computamos 3.173 acessos ao formulário de inscrição e 686 cadastros iniciados.

Que surpresa boa, não é mesmo? Claro, trabalhamos arduamente por isso e, sim, prevíamos um retorno de sucesso, mas confesso que, ao ver esses dados, minhas expectativas de alcance e engajamento foram superadas.

Também contamos com a publicação da MP n.º 1.101/2022, que se refere aos cancelamentos e reembolsos. Recebemos com comemoração esse tão aguardado resultado, decorrente de um trabalho feito em conjunto entre a BRAZTOA, a ABAV e a CLIA Brasil, entidades que, desde sempre, têm trabalhado ao lado do Ministério do Turismo, grande parceiro do setor, pelos pleitos do Turismo e do agenciamento, que gera tantos empregos e impactos econômicos positivos para o país.

Por fim, esse desencontro com a antecedência possibilitou trazer mais um tema positivo: ficamos extremamente felizes em firmar uma parceria com a ProColombia, que levou a Academia de Excelência Braztoa a patamares internacionais. Realizamos uma edição inédita do “Programa Experiências Incríveis”, que proporcionou a 30 empreendedores colombianos três encontros exclusivos com importantes especialistas do mercado turístico nacional, com foco em alavancar as vendas do destino para os viajantes brasileiros.

O correr do tempo nos leva de incertezas a certezas. De sonhos a realidades. De ideias a fatos consumados. Cada semana, cada dia, cada hora pode representar uma novidade a mais. Mas acho que isso é próprio dos agentes e operadores, sempre se adaptando a novas necessidades e sempre com a solução “na ponta da língua”.

Tentamos ao máximo, mas não sabemos o que podemos conquistar amanhã. Só sabemos que o trabalho, o foco e a maneira flexível de levar as coisas não param. Nesse contexto, pergunto, qual é o real valor da antecedência?

Gostaria de encerrar com uma frase do famoso Peter Drucker “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Portanto, sempre tentaremos criar o futuro para trabalharmos com mais agilidade a assertividade.

Hora de fazer as malas para 2022 – o que levaremos para eSTA nova jornada?

2022 começou há pouco mais de 20 dias e já parece ter se passado um ano inteiro, tamanha intensidade do que vivemos. Ao mesmo tempo, sinto claramente que temos muito, muito a fazer.

Gosto de planejar o ano pensando nele da mesma maneira que me concentro para fazer uma mala de viagem: com empolgação, certo frio na barriga pelas experiências que estão por vir, pensando em cada detalhe que pode ser planejado e posso precisar, e, claro, pronto para os imprevistos.

Boa parte da bagagem de 2022  vem da mala que usamos em 2021. Itens que gostamos de conviver, como a força, a resiliência, a agilidade em aprender e oferecer coisas novas e a disruptividade chegaram antes mesmo do ano que acabou, mas, com certeza, serão nossos companheiros por muto tempo. E isso é ótimo!

Mas existem coisas que não têm mais espaço na mala do ano novo, mas teimam em ocupá-la. Além da COVID-19 e suas variantes, fato com o qual teremos que lidar com cautela e responsabilidade por muito tempo, temos o inesperado e inaceitável “recuo” do Ministério da Economia, nos últimos minutos de 2021 que, consequente, retirou a redução do IRRF sobre as remessas de valores ao exterior da Medida Provisória, que já estava sendo negociada há dois 2 anos,  e que, segundo representantes do próprio Ministério da Economia, é um imposto que NÃO deveria existir.

Esse IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) há anos incide sobre os altos tributos atribuídos ao setor e penaliza as agências e operadoras de turismo com uma carga tributária extra que compromete as vendas e, por consequência, os empregos de milhares pessoas. O ministério do Turismo fez outra MP, que está no Ministério da Economia desde 14 de janeiro deste ano. Sobre esse tema, aguardamos a resposta e o respeito que todo o trade merece.

Mas 2022 é um capítulo novo da nossa história e isso também é sinônimo de novos planos. Por isso, agora quero falar sobre o que estreia nesta bagagem.

Depois de um hiato de duas edições, a realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 está confirmada e virá diferente! Uma notícia que muito nos orgulha, já que esse tema se mostra cada dia mais imprescindível para que o desenvolvimento do turismo seja consistente e responsável. O evento vai acontecer em abril, na Serra Catarinense, junto com o SEEDS e com a Convenção Braztoa, e já conta com grandes parceiros e apoiadores, como o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense), a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), o Iberostar, a SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e o Ministério do Turismo.

Mudamos nosso estatuto e criamos o Programa de Experimentação, no qual operadores que tenham interesse em fazer parte da BRAZTOA, mas não conhecem seu trabalho de perto, poderão vivenciar alguns dos benefícios oferecidos, sem custo, por um período de 60 dias. Queremos, com isso, reforçar ainda mais a atuação da entidade em nível nacional e ampliar o canal de networking entre membros, um dos grandes diferenciais da associação.

Sem contar os grandes planos que temos para realizar, em março, uma edição do Encontro Comercial Braztoa, para adaptar os Boletins Braztoa, que levam dados e inteligência de mercado que auxiliam na tomada de decisão dos nossos associados e parceiros, além do Programa Experiências Incríveis que, ao lado de outras iniciativas, consolidarão ainda mais os avanços da Academia de Excelência Braztoa. Novidades estão por vir!

Entre idas e vindas, mudanças e reconstruções, viajar é algo que permanece na lista de desejos das pessoas. Aliás, vimos que nossos produtos são mais do que roteiros, mas planos que precisam surpreender as expectativas das pessoas. Fazemos isso muito bem e continuaremos fazendo com excelência. Isso nunca saiu e jamais sairá da nossa bagagem

Além disso, o papel de especialistas das operadoras de fornecer informações reais e atualizadas, além de total assessoria para os viajantes, está sendo muito valorizado, por conta das constantes mudanças de cenário desse mundo que não para.

Não posso deixar de falar da humanização das relações, única maneira de traduzir sonhos em viagens, coisas que só pessoas podem fazer por outras pessoas.

Preparem suas malas e se programem para um ano transformador, assim como as viagens que proporcionamos.