Costumo dizer – até com certa frequência – que são nos momentos de instabilidade econômica, como a que vivemos agora no Brasil, que as agências de viagens corporativas têm as melhores oportunidades para crescer. A conta é simples: se as empresas estão fazendo poucos negócios, elas precisam viajar mais para buscar novos contratos, estabelecer parcerias e/ou conquistar clientes. Mas obviamente, as chances não caem no colo de ninguém. Por isso, tanto para as empresas (nossos clientes), quanto para nós (prestadores de serviços), é preciso muita ousadia neste cenário. Não há lugar para a neutralidade. Para crescer e se fortalecer, temos que buscar transformações, inovar e, acima de tudo, ter um planejamento muito focado no atendimento sob medida para todas as situações.
Nós, seja como pessoa física ou como empresa, não temos como controlar as crises. Esse é o papel do Governo. Mas temos a possibilidade de reinventar nossas ações e seguir uma jornada vitoriosa independentemente do tempo que perdure este momento.
Fazer panelaço. Gritar. Unir-se em passeata por um país melhor e mais digno, faz parte do jogo democrático e, cada um na sua crença, tem o direito e o dever de expressar-se. No mundo corporativo, o bater das panelas tem que ser acompanhado de muito trabalho, conhecimento e capacitação.
Mas, onde encontrar respostas e caminhos para enfrentar os desafios que o momento atual nos reserva?
O Fórum Panrotas, que chega este ano à sua 13ª edição, é uma excelente oportunidade para todos. Encontros de alto nível como esse levam seus participantes a melhorar a capacidade de análise, favorecem a interação entre as pessoas e empresas dos mais diversos níveis e nos ensina a crescer. Graças ao profissionalismo do Fórum, sentimo-nos à vontade para falar sobre os assuntos mais espinhosos. Neste ano, em que o tema “crise” nos cerca por todos os lados, reunir profissionais para mostrar a eles como lidar melhor com as dificuldades é ainda mais louvável. Só assim, o mundo corporativo terá condições de se preparar para os acontecimentos, fazer as manobras mais acertadas sobre cada circunstância e estabelecer as melhores estratégias para se desenvolver.
Debater os desafios e as possibilidades para a comercialização de viagens, os novos modelos de negócios, as tendências nas áreas de comunicação e marketing, o empreendedorismo no mundo atual, as últimas aquisições do mercado e o impacto das mudanças de líderes nas grandes empresas de Turismo no Brasil estão na pauta do Fórum deste ano. Certamente estes temas estarão conectados com o momento econômico e os rumos que o nosso país deve trilhar nos próximos meses. Visão de futuro da organização do evento, que sempre nos traz debates de qualidade e que fazem os participantes pensarem fora da caixinha, sempre buscando soluções em conjunto e a união entre os mais diferentes perfis de pessoas, empresas e ideologias.
Dentro deste contexto, as agências de viagens associadas Abracorp são privilegiadas por fazerem parte de um modelo de governança em que as estratégias utilizadas para o crescimento de uma serve de modelo e estímulo para o desenvolvimento das demais. União e compartilhamento são as palavras. Coordenamos ações entre agências dos mais diferentes portes, dentro de um mesmo planejamento, o que fortalece a todos sem distinção.
Acreditamos que o futuro do País, e do turismo em especial, depende de pensamentos coletivos, como os adotados pela Abracorp e que são discutidos em fóruns de alto nível, como o Panrotas. Só assim o Brasil pode sair da mesmice.
Published by