Muito gratificante retornar e retomar a blogosfera, em seu novo desenho, onde o Espaço Abracorp chega ao 4º ano no contexto do 14º Fórum Panrotas – Tendências do Turismo. A cada edição, o evento ganha musculatura e peso, por conta do aprimoramento de formato, pertinência temática, qualidade dos palestrantes e apoio parceiro do trade turístico. Reciprocidade. Transparência. Competência na leitura de tendências e aposta nas boas práticas enquanto caixa de ressonância do setor. Todo o nosso reconhecimento aos méritos da Panrotas, sob a regência firme, inspiradora e carismática de Guillermo Alcorta.
A programação distribuída nos dois dias do Fórum reúne 37 palestrantes, entre nacionais e internacionais. Temas, propostas e abordagens retratam as questões basilares da indústria turística contemporânea. À audiência presencial e virtual, oportunidade de imersão, reflexão e fortalecimento de massa crítica. Oxigenar percepções, iluminar e estreitar o foco no processo de releitura contínua da economia em geral e no âmbito das nossas empresas.
Da primeira palestra no dia 15 (Inteligência Emocional – Como Aumentar a Resiliência em Tempos de Incerteza), com Marcela Prado, à exposição de encerramento no dia 16 (Empreendedorismo: a Ousadia de um Disruptor Diferenciado), com David Neeleman, o Fórum vem ao encontro das inquietações e busca de horizontes de todos nós. Para as TMCs Abracorp, sempre antenadas e alinhadas com as práticas da melhor extração, são dois dias de observação, aprendizagem e interação.
Considerando a temática – “Visão de futuro e como irão inovar”, o Painel dos Presidentes, que encerra a programação do dia 15, tem um caráter testemunhal de cases de enfrentamento bem sucedido em cenário turbulento. Azul Linhas Aéreas Brasileiras; Avianca Brasil; CVC e Abear, representadas pelos respectivos presidentes, têm razões de sobra para festejar, como fornecedores e partners da cadeia turística, os resultados positivos alcançados pelas TMCs Abracorp, em 2015. As exposições e debates deste painel, que tratam de futuro e inovação, feitas por quem pensa e toca organizações bem sucedidas, servem de baliza sinalizadora ao mercado e às nossas associadas.
Cabe reiterar, na antessala do 14º Fórum Panrotas, que a Abracorp é provedora de inovações desde sua fundação. Impulsionadas pelas competências que possuem, as TMCs conquistam ganhos de produtividade, consolidam e ampliam a base de clientes corporativos – dos mais diversos ramos e portes. Acrescente-se dashboards com indicadores de performance da gestão de viagens do cliente, que permitem identificar as tendências e facilita o processo de tomada de decisões; além de ferramentas de gestão de despesas ou de expenses. Investem em BI, CRM, OBT e no desenvolvimento de sistemas próprios de reservas.
A todos os participantes, o melhor aproveitamento do Fórum Panrotas. É tempo de estreitar laços, aprofundar vínculos e afinar instrumentos para enfrentar e vencer os próximos desafios.
Muito contemporânea e articulada a visão do jovem presidente em exercício da Abracorp, Rubens Schwartzmann. O trade turístico brasileiro e a indústria do setor como um todo, se unidos e munidos de propostas consequentes e viáveis, com alguma pitada de disrupção (tema de uma das palestras do Fórum Panrotas), podem convencer governos e investidores a apostar neste caminho para o Brasil. Preparar a casa, aprimorar a hospitalidade natural e abrir as portas para o mundo. Receptivos plurais; exploração dos modais existentes; mobilização dos meios de hospedagem; turismo de lazer e de negócios mais atrativos e competitivos. Oxalá!